Auxílio Brasil pode ser cancelado em breve

Recentemente, foi aprovada uma Medida Provisória (MP) que previa o início dos pagamentos do Auxílio Brasil com reajuste de 20% sobre o que era pago pelo Bolsa Família. E, se a PEC dos Precatórios for aprovada, pode haver um novo reajuste de valores, saindo de R$ 220, média, para R$ 400 a cada família. No entanto, o programa pode ser cancelado para os beneficiários que possuem dados contraditórios ou desatualizados. 

A MP prevê que haja atualização constante do banco de dados do sistema para que não corram o risco de, assim como o auxílio emergencial, pagar o Auxílio Brasil aos brasileiros que não possuem o direito de receber, 

Situações cadastrais do Auxílio Brasil

Veja, abaixo, quais podem ser as situações cadastrais do Auxílio Brasil e o que fazer caso se depare com cada uma delas. 

  • Averiguação cadastral: houve o encontro de alguma informação contraditória em relação à renda da família. Por isso, é necessário realizar a atualização para voltar a receber o benefício. O Ministério da Cidadania pode rever os documentos e cruzar com o banco de dados para encontrar casos de estelionato (ocultação de dados para benefício de si próprio). 
  • Revisão cadastral: está havendo a revisão do seu cadastro. 
  • Revisão de elegibilidade: verificação dos dados em relação a renda ou número de integrantes dentro da mesma família. 

Destaques sobre *** por e-mail

Se possuir qualquer problema em relação ao pagamento mensal do benefício, também pode entrar em contato com o Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Por lá, ao levar os documentos junto ao número do NIS, poderão informar exatamente o que aconteceu para que o programa fosse cancelado. 

Pagamento extra do Auxílio Brasil em dezembro? 

Apesar das expectativas, não deve ocorrer um pagamento extra do Auxílio Brasil durante o mês de dezembro. O projeto vem sendo analisado para entrar em vigor somente no ano de 2022. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis