Como receber um salário mínimo do INSS sem precisar pagar a Previdência?

O BPC, Benefício de Prestação Continuada, é um programa social pago somente aos cidadãos deficientes ou que tenham mais de 60 anos e que não podem mais trabalhar, mas ao mesmo tempo nunca pagaram o valor do INSS, que é uma garantia de aposentadoria e seguro doença. Em suma, esse programa é administrado pelo Ministério da Cidadania e garante o valor mensal de um salário mínimo por mês, ou seja, R$ 1210. 

Os grupos de pessoas deficientes que fazem a solicitação podem receber um salário cheio ou meio – neste caso, o meio é destinado somente quando o cidadão está trabalhando, c9mo uma forma de incentivo para manter a carteira de trabalho e receber seus direitos como o seguro desemprego e até mesmo a previdência social quando fizer 62 anos se for mulher ou 65 anos se for um homem. 

Quais os requisitos para receber um salário mínimo sem pagar o INSS? 

Os requisitos para ser beneficiado com esse programa social depende da renda de cada cidadão e o teto máximo que os membros de sua família recebem mensalmente. 

Deste modo, os grupos de idosos devem ter cerca de 60 anos ou mais e ter a renda dos moradores da mesma casa que não supere o valor de um quarto de um salário mínimo. Para haver a comprovação da renda, é necessário que o cidadão leve extratos e até mesmo a carteira de trabalho de outros membros para que haja o cálculo. 

Destaques sobre *** por e-mail

Já para os grupos de deficientes, é necessário ter o mesmo teto de renda que os idosos, mas não somente isso: é importante comprovar que conta com a doença há dois anos ou mais e que não tem a capacidade de trabalhar devido a ela. Antes de ser beneficiado, o cidadão precisa passar por uma perícia médica para comprovar o seu real estado.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis