Mais de 10 milhões de brasileiros possuem saldo do abono PIS/Pasep

De acordo com o que foi informado pela Caixa Econômica Federal, é estimado que ao menos 10 milhões de brasileiros contem  com saldos esquecidos do ano de 2019 ou anteriores. E, para que seja possível sacar esses valores, que são dos que chegam ao teto de R$ 23,5 bilhões, deve-se esperar o atual calendário do PIS/Pasep referente ao ano de 2020 terminar de ser pago em março. Em suma, deve-se esperar o fim deste calendário como forma de garantir que não haverá nenhum tipo de aglomeração nos bancos da Caixa e do Banco do Brasil. 

O valor que se pode sacar pode variar de acordo com a quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano base. Para  saber quanto é, basta dividir por 12  o salário mínimo e multiplicar pela quantidade de meses completos. 

O benefício social chamado de PIS/Pasep foi criado para servir como um décimo quarto para os brasileiros de baixa renda como forma de movimentar a economia. Existem alguns requisitos para quem deseja receber o programa social, sendo eles: 

  • Ter a renda mensal de até dois salários mínimos durante o ano base de pagamento. 
  • Ter atuado ao menos um mês completo com carteira assinada ou como servidor público. 
  • Ter os seus dados informados corretamente pelo sistema RAIS que deve ser entregue pelas empresas ao menos uma vez por ano. 

Sou herdeiro e o falecido deixou saldo do PIS/Pasep, posso sacar? 

Destaques sobre *** por e-mail

É determinado por lei que as pessoas que são herdeiras podem sacar o valor do saldo do PIS/Pasep. Para isso, é importante levar até uma instituição da Caixa com os documentos do falecido e também o atestado de óbito. Se houver mais de um herdeiro, a permissão deve ser fornecida  por todos para a liberação do saldo e não somente por um deles sem que o restante esteja ciente. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis