Veja todas as funções do Cadastro Único

O Cadastro Único  é um programa que permite com que as famílias que contam com a renda inferior a meio salário mínimo e que tenham  acesso a benefícios como o auxílio Brasil, vale gás e outros variados como BPC, Benefício de Prestação Continuada que é destinado somente para os idosos. A inserção no programa deve ser feita de forma totalmente presencial e não permite que o cidadão se inscreva  online mesmo que durante  a pandemia da Covid-19. Felizmente, consegue-se ver toda a situação do cadastro e até mesmo se está dentro das regras através de um aplicativo que é disponibilizado através da Apple Store ou Play Store. 

Saiba mais sobre como funciona o aplicativo do Cadastro Único 

  • A ferramenta tem como objetivo indicar para o governo federal quais são as famílias que estão vivendo em carência social e que precisam de auxílio para o pagamento de programas emergenciais como o Auxílio Brasil e outros. 
  • Nele, deve-se registrar algumas informações que são relevantes como a cor, raça, gastos mensais com energia e até mesmo gastos com alimentação para sua família. Outro aspecto que deve ser solicitado por um dos centros do CRAS é em relação à escolaridade de cada um dos membros do grupo. 
  • A inscrição no Cadastro ÚNico se tornou totalmente obrigatória para os cidadãos que desejam receber o vale gás de R$ 652 ou Auxílio Brasil de R$ 400 – o valor deve começar a diminuir somente no ano de 2023 e está sendo pago mais alto neste ano por causa da pandemia e necessidade de recuperação econômica.
  • É usado por estados e cidades para o fornecimento de programas extras de renda baixa. 
  • Consegue-se descontos na tarifa de energia solar pagando somente a bandeira verde, mesmo que atualmente os cidadãos tenham que pagar a bandeira de escassez. 
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis