Como fazer para desbloquear o Auxílio Brasil e voltar a receber?

Falta de atualização de dados e fora da data de transferência são razões. Entenda.

O Auxílio Brasil é o programa social de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Ele substituiu o bolsa família e se tornou uma das marcas do atual governo. 

Todos os meses são liberadas parcelas que auxiliam essas famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Neste mês de abril as parcelas começaram no último dia 14 e seguem os números finais do NIS (Número de Identificação social). Quatro grupos já receberam os valores. Porém, o governo vem realizando uma nova análise dos cadastros, o que pode impedir algumas pessoas de continuarem a receber o benefício.

Quem teve o Auxílio Brasil bloqueado poderá ter o benefício de volta. No entanto, antes de qualquer coisa é preciso verificar alguns pontos. 

O que pode causar o bloqueio do Auxílio Brasil?

Primeiro de tudo, verifique se o dia do recebimento já passou ou ainda vai chegar. Se já passou e o dinheiro não caiu na conta, será de direito do Responsável Familiar contestar a suspensão dos depósitos. Sendo que será preciso comprovar que todos ainda estão dentro dos critérios exigidos pelo governo. Em caso positivo, as parcelas voltarão a ser autorizadas.

Destaques sobre *** por e-mail

Outro bom motivo que leva ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no (CadÚnico). A inscrição na base de dados do governo federal é fundamental para ter acesso ao novo programa, mas só ela não basta. Ainda é preciso que o Responsável Familiar mantenha os dados da família atualizados, não excedendo o prazo máximo de dois anos.

De acordo com orientações do Ministério da Cidadania, qualquer inconsistência nos dados informados no Cadastro Único pode levar ao bloqueio do Auxílio Brasil. Dessa forma, cada vez que houver alguma alteração como mudança de endereço, telefone de contato, modificação na renda da família, nascimento ou morte de algum membro é necessário que o responsável atualize as informações no Cadúnico.

Além da atualização das informações, outro fator que antes gerava o bloqueio do Bolsa Família era o descumprimento dos requisitos para continuar recebendo o benefício, como por exemplo a frequência escolar mínima ou manter a carteira de vacinação de crianças em dia.

O que fazer para desbloquear o Auxílio Brasil?

Uma vez que o Auxílio Brasil esteja bloqueado será preciso uma atualização do Cadúnico Ela deve ser feita presencialmente pelo Responsável Familiar, mediante apresentação de documento CPF ou Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, de preferência CPF.

Caso não possua tal documento, poderá ser entregue Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

Se for possível, apresente também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e um comprovante de matrícula das crianças ou adolescentes que estão na escola. Lembre-se de informar um telefone de contato atualizado.

Como consultar os valores do Auxílio Brasil?

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis