terça-feira,
9 de dezembro de 2025

Justiça Autoriza FGTS A Famílias De Crianças Autistas

Há doenças que dão direito ao saque do FGTS, o que, infelizmente, não é o caso do espectro autista. Veja como conseguir mesmo assim.

- Anúncio -

Algumas doenças dão direito a liberação do saque do  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) instantaneamente, o que, infelizmente, não é o caso do transtorno do espectro autista (TEA). Mas nem tudo está perdido, é possível conseguir a liberação do dinheiro de outro modo. 

O transtorno do espectro autista não está na lista das doenças que liberam automaticamente os valores até o momento, mas em alguns casos a decisão pode ser revista.  

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Se você tem alguém na família com este transtorno, pode conseguir a liberação dos valores de forma não convencional, há registros de ações em que isso já aconteceu. Leia até o final e entenda como fazer. 

Como fazer o pedido dos valores? 

De fato, o dinheiro do FGTS pertence ao trabalhador, mas para famílias que têm integrantes na família com autismo é necessário entrar com um processo na Justiça. A prática pode fazer com que os valores sejam liberados, ao contrário das regras oficiais que excluem essa liberação. 

Com a ação no poder Judiciário, é possível provar a gravidade do caso e conseguir os valores do FGTS. Importante lembrar que o processo precisa ser feito por um advogado. 

Há famílias que podem não ter condição financeira de arcar com a ação, mas isso não deve ser um impeditivo, é possível entrar na Justiça solicitando acesso a gratuidade do processo. 

Quais documentos devem ser apresentados? 

Para entrar com o processo para sacar o FGTS, alguns documentos podem ser comuns em todos os casos. É necessário comprovar a necessidade do saque do FGTS perante a doença, como:

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis
  • Extrato atualizado do saldo de FGTS;
  • Laudo médico relacionado ao TEA;
  • Documentação que comprove dependência do autista ao trabalhador que está solicitando os valores; 
  • Documentação e comprovação de gastos para tratamento do TEA; 
  • Documentos pessoais, tais como CPF, RG e carteira de trabalho.

 

Ao entrar na Justiça receberei todo o valor do FGTS? 

É importante destacar que a ação judicial não é garantia que os valores do FGTS serão liberados, todo o processo será ainda analisado pelo juiz responsável.

 Por outro lado, já existem outros processos em que pessoas conseguiram ter direito ao FGTS, ou seja, há possibilidade de ganhar a causa. 

A Justiça tem reconhecido a necessidade do dinheiro para o tratamento dos pacientes, porém, cada caso é único e é avaliado como tal. Na lei oficial o FGTS não é liberado para todas as famílias que tenham integrantes com o espectro, por isso, uma ação judicial é tão necessária.

Veja também:

Como se dar bem na entrevista de emprego?

Compartilhe:

Lucy Tamborino
Lucy Tamborino
Sou redatora estratégica com quase 10 anos de experiência, focada em traduzir informações complexas em narrativas impactantes que geram resultados reais. Desenvolvo conteúdos especializados, além de materiais como e-books para geração e conversão de leads. Também participei de coberturas jornalísticas em eventos médicos, acompanhando aulas e realizando entrevistas com palestrantes e visitantes.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana