Auxílio-Gás será liberado em junho. Veja quem pode receber

O Auxílio-Gás começará uma nova rodada de pagamentos somente no próximo mês. O auxílio é um programa social do Governo Federal que visa ajudar as famílias de baixa renda a comprar o gás de cozinha. O dinheiro é liberado somente a cada dois meses. O último pagamento foi em abril, portanto agora o próximo será em junho.

Será liberado o valor equivalente a 50% do preço médio do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento. 

Também ficou definido que será de responsabilidade da Caixa Econômica Federal realizar o pagamento do Auxílio Gás para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania e pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.

Para ter direito é necessário que as famílias cumpram os seguintes requisitos exigidos pelo Governo Federal:

  • Estarem inscritas no Cadastro Único com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
  • As famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.

O benefício financeiro do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios: 

I – Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses; 

II – Famílias com menor renda por pessoa; 

III – Famílias com maior quantidade de pessoas; 

IV – Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil

V – Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis. 

De acordo com o Ministério da Cidadania, serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

No mês de março cerca de 5,6 milhões de famílias receberam o auxílio-gás com valor de R$ 51. Há a intenção do Ministério da Cidadania incluir mais beneficiários na folha de pagamento dos próximos meses, no entanto, não existe nenhuma confirmação.

Calendário do Auxílio-Gás para junho 

O benefício será liberado nas mesmas datas do Auxílio Brasil, na ordem do final do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários. 

NIS final 1: 17 de junho de 2022;

NIS final 2: 20 de junho de 2022;

NIS final 3: 21 de junho de 2022;

NIS final 4: 22 de junho de 2022;

NIS final 5: 23 de junho de 2022;

NIS final 6: 24 de junho de 2022;

NIS final 7: 27 de junho de 2022;

NIS final 8: 28 de junho de 2022;

NIS final 9: 29 de junho de 2022;

NIS final 0: 30 de junho de 2022.