terça-feira,
4 de novembro de 2025

Perícia do INSS agendada: mesmo com greve segurado deve comparecer

Segurados devem comparecer à perícia para não ter benefício cancelado

- Anúncio -

Já passaram mais de 45 dias que os médicos peritos do INSS estão em greve e sem previsão de fim. Apesar disso, os segurados que aguardam a concessão ou a manutenção de um benefício por incapacidade e não comparecerem a uma agência na data marcada para a perícia médica correm o risco de ter o pedido negado ou o pagamento suspenso.

Quais os procedimentos?

O comparecimento ao posto, mesmo assim, deve ser feito apesar da paralisação. É importante respeitar o dia agendado mesmo que a pessoa não seja atendida.

Via de regra, o instituto não poderia negar ou cortar benefícios quando há uma paralisação de servidores. Mas há casos em que isso acontece.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

Se a pessoa comparecer à agência e não for atendida, um funcionário da unidade poderá reagendar o exame, ou o interessado poderá pedir que lhe seja dado um comprovante de comparecimento.

O benefício só é suspenso se a pessoa faltar à perícia e não justificar a ausência ou não pedir a remarcação.

Remarcação pelo site ou telefone

Caso não possa ir ao INSS, o segurado tem como pedir a remarcação pela central telefônica 135 e pelo Meu INSS. No entanto, caso não compareça no dia marcado e não ligue ou acesse a web para reagendar o exame, o INSS vai negar ou cortar o benefício.

Benefícios que precisam passar por perícia

No caso de prorrogação do auxílio-doença, é possível fazer o pedido pela central de atendimento 135 ou pelo aplicativo/site Meu INSS com, pelo menos, 15 dias antes da data da alta programada. 

Caso a convocação para a realização da perícia médica seja feita por carta enviada pelo INSS, deve-se ligar para o telefone 135 ou acessar o aplicativo ou o portal. Para isso, é preciso criar login e senha de acesso e marcar o exame.

No dia do atendimento médico, é importante levar documento pessoal original com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho) e documentos médicos originais (exames, laudos e receitas).

As perícias médicas estão sendo feitas para  a manutenção dos seguintes auxílios:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja um beneficiário por deficiência;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Aposentadorias da pessoa com deficiência;
  • Auxílio-acidente.

Será necessário o beneficiário que não for atendido realizar uma reclamação na ouvidoria do governo através da Fala.BR. O procedimento é uma dele não correr o risco de perder o benefício pelo não comparecimento à consulta médica, pois cria-se uma comprovação de que o agendamento não foi cumprido pela instituição, e não pelo cidadão.

Compartilhe:

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana