Saiba tudo sobre o saque-aniversário. Veja como aderir e quais as regras

Como antecipar o valor do FGTS ao aderir a esta modalidade

Quer entender tudo sobre o saque-aniversário do FGTS? Essa é uma opção que vale para aqueles que trabalham sob regime CLT, ou seja, de carteira assinada. 

Neste ano de 2022, houve algumas mudanças no saque-aniversário, então é bom ficar atento às novas regras para saber como proceder caso queira antecipar o recebimento de um percentual do FGTS.

Acompanhe a leitura a seguir!

O que é saque-aniversário do FGTS?

Vigente desde 2020, nessa modalidade o trabalhador pode fazer retiradas anuais do saldo do FGTS, sempre no mês do aniversário. Com ele, o trabalhador consegue retirar uma parcela do saldo no fundo de garantia, não importa se a conta está ativa ou inativa.

Destaques sobre *** por e-mail

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador precisa solicitar a adesão. Isso pode ser feito de pelo menos algumas maneiras: pelo app do FGTS, pelo portal da Caixa Econômica Federal, pelo app FGTS ou indo pessoalmente a uma agência bancária.

Quais as regras para fazer o saque-aniversário?

Em fevereiro deste ano, surgiram novas regras para retirada do benefício. Preste atenção!

O abono pode ser sacado de forma integral pelos próximos cinco anos. Antes, o período era de apenas três anos. Isso é algo positivo para o trabalhador, pois poderá usufruir do benefício por mais tempo.

Para isso é preciso cumprir as regras:

  • Possuir 18 anos de idade ou mais.
  • Ter uma conta na Caixa.
  • Optar pelo saque-aniversário e dar autorização para que o banco consulte seu saldo no FGTS.
  • Ter o CPF regular.
  • Não ter dívidas na Caixa.

Particularidades sobre o saque-aniversário FGTS

Caso o trabalhador opte por fazer saques anualmente do FGTS, não poderá fazer a retirada total da conta em caso de demissão. Isso significa que terá direito a somente 40% dos valores disponíveis, o que inclui férias proporcionais, aviso prévio e outros benefícios.

Esse é um ponto muito importante que precisa ser entendido antes de aderir ao saque-aniversário. Caso não possua uma reserva de emergência completa, esse dinheiro com certeza fará falta caso perca o emprego.

Outra informação importante é que ao optar pelo benefício anual, o trabalhador só conseguirá voltar atrás após o prazo de dois anos. 

O prazo é de três meses para resgatar o dinheiro. Isso inclui o próprio mês do seu aniversário e os dois meses subsequentes.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis