O que você posta nas redes sociais pode te ajudar a obter um emprego?

Cada vez mais os recrutadores olham os perfis de candidatos nas redes sociais

As redes sociais e o mercado de trabalho se tornaram aliados no processo de seleção de empregos. Para o bem ou para o mal, o atual cenário exige um cuidado maior na exposição pessoal no meio online.

Portanto, cautela na hora de postar qualquer coisa nas redes sociais pode tanto ajudar quanto prejudicar na busca por uma colocação no mercado.

Nessa leitura vamos explicar como usar as mídias sociais a seu favor na hora de ser contratado.

Utilize as mídias sociais a seu favor

Atingir um número cada vez maior de profissionais e atrair talentos são dois dos principais pontos que influenciam empresas a investirem em redes sociais. Atualmente, 92% das empresas possuem redes sociais.

Destaques sobre *** por e-mail

Portanto, se a empresa está nas redes sociais, ela também estará de olho no que você faz por lá, quando você se candidata a uma vaga.

Nesse panorama, além de otimizar tempo, a empresa pode saber sobre o funcionário muito mais do que ele diz em uma entrevista. E por isso, é preciso ficar atento à forma como você conduz suas redes sociais.

Não adianta ter a melhor apresentação de currículo, uma entrevista impecável se depois, quando o recrutador checar uma de suas redes sociais, houver postagens que contrarie o perfil apresentado.

Utilizando o seu perfil na internet como referência

Foi o tempo em que a empresa contratante pedia para o candidato indicar alguém que desse referências sobre ele. Com o uso das redes sociais, a empresa consegue, diretamente, mapear as conexões de um candidato, fazendo uma busca mais isenta de opiniões.

E por isto, a empresa procura ex-funcionários da mesma empresa, chefes e verificam o relacionamento atual do candidato com eles. Aliás, uma dica importante: não importa o motivo de sua saída do antigo emprego, mas nunca exponha nenhuma empresa ou pessoa do trabalho via redes sociais.

Além de antiético, pode se tornar um histórico definitivo para futuras contratações.

Afinal, o que postar em seu perfil público?

É sempre bom e muito importante ter em mente que o recrutador analisa o perfil de um candidato também através das redes sociais, por essa razão é de fundamental importância o uso da verdade nas publicações realizadas em sua rede, principalmente o Linkedin que se trata de uma rede voltada para a vida profissional do indivíduo.

É importante ter sempre em mente que as redes sociais são uma forma de relacionamento e que estes potencializam a troca de informações, o chamado “networking”, se fazendo presente a todo momento.

E a pessoa pode encontrar uma oportunidade de estágio ou até mesmo uma vaga em uma empresa através do seu perfil em redes sociais.

Utilizar as redes sociais ao seu favor pode fazer ganhar pontos enaltecendo suas qualidades. Publicar artigos que você já escreveu e acha relevante, livros relacionados a sua área de formação ou de interesse, comentar participações em cursos, eventos, palestras ou congressos são alguns exemplos do que pode e deve ser postado.

As ferramentas sociais bem utilizadas podem ser um fator positivo, que contribui na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis