Aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada

Uma dúvida muito comum é se existe uma aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada e como fazer para solicitar os valores
- Anúncio -

Uma dúvida muito comum é se existe uma aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada e como fazer para solicitar os valores. Já adiantamos que sim, mesmo que nunca tenha contribuído para o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Veja também – Golpe do falso emprego no WhatsApp: como não cair

O nome dessa aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada é BPC/LOAS – o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, também popularmente conhecido apenas como Loas.  O valor é de um salário mínimo mensal, mas não há pagamento de 13º salário

O BPC/LOAS é um benefício concedido para pessoas que não tenham capacidade de se sustentar e é relativamente recente, sendo criado apenas em 1993 – 29 anos atrás. Especificamente está previsto no art. 203 da CF e na Lei nº 8.742/93.

Confira como solicitar e mais detalhes dos requisitos necessários para ter direito. 

Quem tem direito? 

Agora que já falamos acima um pouco sobre o que é o BPC/LOAS é preciso esclarecer os dois grupos que têm direito:

  • Idosos com 65 anos ou mais, sem condição de se sustentar;
  • Pessoa com deficiência, que tenham limitação, com efeitos por pelo menos 2 anos, sejam de ordem física, mental, intelectual ou sensorial;

Um requisito eliminatório são os rendimentos dos integrantes, sendo que a renda do  grupo familiar precisa ser  igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (atuais R$ 303). Além disso, no caso da pessoa com deficiência, será agendada perícia para constatar as limitações, o que é realizado por meio de médicos peritos.

Aposentadoria para quem nunca trabalhou: como conseguir? 

O primeiro passo para conseguir a aposentadoria para quem nunca trabalhou é estar inscrito no CadÚnico – o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para realizar sua inscrição você pode fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do CadÚnico ou na versão web. Depois disso, você deve ir até um posto de atendimento em até 120 dias (cerca de 4 meses).

Os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) podem te ajudar com isso, confira os endereços na sua cidade no Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS)

Pelo app Meu INSS:

  • Insira seus dados de login no app Meu INSS;
  • Selecione “Agendamentos/Solicitações”;
  • Depois “Novo Requerimento”;
  • Veja se as informações de contato estão correta e siga em “Avançar”;
  • Informe os dados necessários e envie os documentos para fazer a solicitação.

Pelo telefone

O atendimento é realizado no número 135. A central funciona 24 horas e em todos os dias da semana, mas para ter contato com um atendente é preciso ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis