quinta-feira,
30 de outubro de 2025

Aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada

Uma dúvida muito comum é se existe uma aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada e como fazer para solicitar os valores

- Anúncio -

Uma dúvida muito comum é se existe uma aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada e como fazer para solicitar os valores. Já adiantamos que sim, mesmo que nunca tenha contribuído para o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

Veja também – Golpe do falso emprego no WhatsApp: como não cair

O nome dessa aposentadoria para quem nunca trabalhou de carteira assinada é BPC/LOAS – o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, também popularmente conhecido apenas como Loas.  O valor é de um salário mínimo mensal, mas não há pagamento de 13º salário

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O BPC/LOAS é um benefício concedido para pessoas que não tenham capacidade de se sustentar e é relativamente recente, sendo criado apenas em 1993 – 29 anos atrás. Especificamente está previsto no art. 203 da CF e na Lei nº 8.742/93.

Confira como solicitar e mais detalhes dos requisitos necessários para ter direito. 

Quem tem direito? 

Agora que já falamos acima um pouco sobre o que é o BPC/LOAS é preciso esclarecer os dois grupos que têm direito:

  • Idosos com 65 anos ou mais, sem condição de se sustentar;
  • Pessoa com deficiência, que tenham limitação, com efeitos por pelo menos 2 anos, sejam de ordem física, mental, intelectual ou sensorial;

Um requisito eliminatório são os rendimentos dos integrantes, sendo que a renda do  grupo familiar precisa ser  igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo (atuais R$ 303). Além disso, no caso da pessoa com deficiência, será agendada perícia para constatar as limitações, o que é realizado por meio de médicos peritos.

Aposentadoria para quem nunca trabalhou: como conseguir? 

O primeiro passo para conseguir a aposentadoria para quem nunca trabalhou é estar inscrito no CadÚnico – o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para realizar sua inscrição você pode fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do CadÚnico ou na versão web. Depois disso, você deve ir até um posto de atendimento em até 120 dias (cerca de 4 meses).

Os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) podem te ajudar com isso, confira os endereços na sua cidade no Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS)

Pelo app Meu INSS:

  • Insira seus dados de login no app Meu INSS;
  • Selecione “Agendamentos/Solicitações”;
  • Depois “Novo Requerimento”;
  • Veja se as informações de contato estão correta e siga em “Avançar”;
  • Informe os dados necessários e envie os documentos para fazer a solicitação.

Pelo telefone

O atendimento é realizado no número 135. A central funciona 24 horas e em todos os dias da semana, mas para ter contato com um atendente é preciso ligar das 7 às 22h (horário de Brasília), de segunda-feira a sábado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares.

Compartilhe:

Lucy Tamborino
Lucy Tamborino
Sou redatora estratégica com quase 10 anos de experiência, focada em traduzir informações complexas em narrativas impactantes que geram resultados reais. Desenvolvo conteúdos especializados, além de materiais como e-books para geração e conversão de leads. Também participei de coberturas jornalísticas em eventos médicos, acompanhando aulas e realizando entrevistas com palestrantes e visitantes.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana