Golpe do falso emprego no WhatsApp: como não cair

Você já deve ter ouvido falar do golpe do falso emprego no WhatsApp, certo? Saiba tudo o que precisa para se proteger.

Você já deve ter ouvido falar do golpe do falso emprego no WhatsApp, certo? O crime tem feito cada vez mais vítimas, por isso, é importante ficar atento e entender como se proteger.

Os criminosos têm se reinventado cada vez mais e, por isso, é importante você ler este artigo até o final e compartilhar com amigos e familiares. 

Como funciona o golpe do falso emprego? 

Muitas vezes nós acreditamos que estamos livres dos golpes, mas não é tão simples. O golpe do falso emprego é prova disso. 

Este tipo de golpe pode parecer ser a chance da sua vida, mas esconde muitas armadilhas. Entenda mais:

Destaques sobre *** por e-mail

Os criminosos entram em contato pelo WhatsApp oferecendo vagas em grandes empresas, como a Amazon, geralmente para trabalhar poucas horas e ter ganhos significativos. Num país em que há milhões de desempregados, a oferta é bastante chamativa. 

Para se inscrever basta clicar no link, que imita o site verdadeiro da empresa, e preencher os seus dados, o que parece inofensivo, na  verdade te expõe a prejuízos financeiros, por meio de estratégias como a clonagem de cartão e, também de login em aplicativos. Dá pra imaginar? 

Ou seja, desconfie de vagas pelo WhatsApp e continue lendo para entender como se proteger – fuja do golpe do falso emprego. 

Como se proteger? 

Apesar do golpe do falso emprego existir, há maneiras práticas de se proteger. A primeira coisa a fazer para você que quer fugir deste tipo de golpe é evitar acreditar na vaga de trabalho logo de cara. Porque uma empresa como a Amazon ofereceria uma vaga com um valor tão grande especialmente para você? 

Pode até ser que você tenha um bom currículo, mas é bem estranho que o contato seja pelo WhatsApp e não tenha um processo seletivo. Além disso, antes de clicar no link enviado, procure a vaga no site oficial da empresa e prefira se cadastrar por lá. 

Agora, caso já tenha clicado no link, procure realizar uma varredura no seu celular e não preencha os dados pessoais solicitados. 

Procure sempre as vagas em sites oficiais, e por mais que todo aspecto visual pareça real, provavelmente não é. 

Contatos  de empresas oficiais pelo WhatasApp não são impossíveis, mas não acontecem sempre. Pensando nisso, sempre que um suposto recrutador entrar em contato pergunte a si mesmo e procure saber: 

  • Essa vaga é boa demais para ser verdade? 
  • A vaga está no site oficial? 
  • Consigo me inscrever pelo site oficial e evitar clicar em links desconhecidos?
  • O site é seguro

O conteúdo foi útil? Não se esqueça de compartilhar. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis