Auxílio Brasil: entenda o que é a “fila da fila de espera”

Termo vem se popularizando nas últimas semanas e faz referência aos usuários do programa Auxílio Brasil do Governo Federal
- Anúncio -

Certamente você já ouviu falar no termo “fila de espera para o Auxílio Brasil”. Trata-se da lista de pessoas que atendem a todos os critérios de entrada para o programa social, mas que ainda não conseguiram receber nada.

De acordo com o Governo, o fenômeno é comum e acontece quando o número de indivíduos aptos ao recebimento é maior do que a quantidade de vagas para o programa.

Como se esse já não fosse um problema complexo o bastante, nas últimas semanas o Governo Federal conseguiu outro. É a fila da fila de espera. Calma. Você não leu errado. A fila da fila de espera é um fenômeno que acontece quando um grupo de pessoas sequer consegue entrar na fila original do programa social.

No caso específico do Auxílio Brasil, a fila da fila de espera é formada pelas pessoas que ainda não conseguiram sequer concluir o cadastro no Cadúnico. Além disso, há aqueles que até conseguiram entrar no Cadúnico, mas ainda não confirmaram a entrada na fila original.

Na prática, eles estão esperando para ter o direito de começar a esperar por uma vaga.

Nenhuma instituição governamental sabe informar qual é o real tamanho da fila para a fila de espera. Em resposta a uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, o Ministério da Cidadania disse que não acompanha os dados. Assim, não é possível saber qual é o real tamanho do problema neste momento. Não há sequer uma estimativa.

De qualquer forma, membros da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) dizem que a tendência natural é de que o problema exista e esteja crescendo nos últimos meses. Um indício para isso seriam as inúmeras imagens de pontos do Cadúnico cada vez mais cheios em várias capitais do país. Tudo pode indicar que a fila da fila está mesmo crescendo.

Novas entradas no Auxílio Brasil

O Governo Federal vem dizendo nas últimas semanas que prepara uma grande nova entrada de usuários para o Auxílio Brasil. De acordo com o próprio Planalto, o plano é mesmo inserir mais de 2 milhões de pessoas de uma só vez no próximo mês de agosto.

Pelos cálculos do Ministério da Cidadania, a quantidade seria mais do que suficiente para acabar com a fila de espera para entrada no programa social. Mas não é possível saber se as novas entradas acabariam também com a fila para a fila de espera.

PEC dos Auxílios

Na noite da última quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou oficialmente a chamada PEC dos Benefícios. Entre outros pontos, o texto permite o aumento nos valores de programas como o Auxílio Brasil e o vale-gás.

Embora a PEC libere mais dinheiro para o Auxílio Brasil, o documento não obriga o Governo Federal a acabar com a fila neste segundo semestre. Assim, o Ministério da Cidadania segue livre para decidir quantas e quais pessoas podem entrar no programa social.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis