Entrevista de emprego: 5 dicas para mandar bem

A entrevista de emprego é uma das principais etapas para conquistar a tão almejada vaga. Seja você desempregado ou em busca de uma recolocação, é importante ficar atento e seguir as dicas especiais que preparamos. 

Veja também:

Golpe do falso emprego no WhatsApp: como não cair

A entrevista de emprego não define sua capacidade, mas é importante dar seu máximo, até porque o marketing pessoal é fundamental e pode te levar cada vez mais longe 

Lembre-se que mesmo que não consiga a vaga, haverá outras oportunidades e vagas que tenham a ver com você. O importante é fazer o seu melhor, confira as abaixo as dicas para mandar bem na entrevista de emprego: 

1. Estude a empresa

Sim, a primeira dica para mandar bem na entrevista é feita de pesquisa. Antes mesmo da entrevista suas atitudes já serão o suficiente para que tenha destaque ou não. 

A pesquisa da empresa é importante para entender o que a empresa espera do mercado e do novo profissional – que pode ser você. 

Esse estudo é importante também para alinhar as expectativas e perceber se de fato aquela vaga faz  sentido para você.  Vá até o site oficial da empresa e veja sua história, visão, missão, valores e até cases de sucesso. 

É possível, inclusive, até ter alguma noção do clima organizacional, para isso utilize a Glassdoor. 

2. Esteja confiante

A gente sabe que a entrevista pode dar nervosismo, mas é importante manter a calma e se mostrar confiante. A sua postura e tom de voz podem fazer toda a diferença.

Evite cruzar os braços ou ficar com bolsas ou objetos no seu colo, isso pode atrapalhar a sua avaliação. 

3. Foque nas suas qualidades e apresente exemplo reais

Aqui é importante destacar que o ideal é fugir de clichês e discursos prontos. Tente sempre apresentar projetos que a sua atuação foi relevante e explicar qual característica foi essencial para conquista. 

Apresentar uma situação prática dá embasamento para o seu discurso e auxilia na construção de confiança com o entrevistador. Evite exagerar ou florear demais, isso pode acabar te atrapalhando e fazer com que caia em descrédito. 

4. Aponte soluções para os seus defeitos

Em alguns processos seletivos você pode ser perguntado sobre os seus defeitos. Por mais que o perfeccionismo possa ser mesmo um defeito paralisante, evite utilizá-lo para fugir de problemas que quer esconder. 

Você precisa tratar o defeito como um desafio, por exemplo, se é tímido, pode dizer que está buscando um curso de teatro ou outras estratégias para lidar com a dificuldade. 

É importante sempre apresentar uma solução e sempre sem exagerar – o recrutador pode encontrar inconsistências se você fizer isso. 

5. Não seja prolixo

Quando se é prolixo, você demora muito tempo e pode até ser redundante para explicar uma situação ou falar sobre você. Seja o mais objetivo possível e claro, evitando interromper o entrevistador ou outros candidatos. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares.

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER