Prova de vida INSS: veja o NOVO golpe

Os golpistas seguem tentando conseguir vantagens financeiras, desta vez os criminosos têm usado como pretexto a prova de vida  do INSS. Desta forma, com medo de perder o benefício, muitos segurados têm caído no golpe.

Para se proteger, leia a matéria até o final e também compartilhe com amigos e familiares. 

Leia também – Empréstimo para aposentados: confira a margem LIBERADA

INSS e novo golpe:

Neste golpe da prova de vida INSS, é possível que o segurado receba uma ligação e, inclusive, os criminosos tenham alguns dados pessoais. Há quem tenha relatado que a ligação passa confiança e, por isso, concordou em passar dados e até fotos de documentos pessoais.

Fique atento porque o golpe pode ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Há relatos até de envio de link para realização de uma suposta biometria que impediria o “bloqueio de pagamentos”.

Com informações de documentos e fotos, os segurados podem ser alvo de golpes com prejuízos financeiros, como a solicitação de crédito consignado, em que o dinheiro emprestado vai direto para conta do golpista. 

O INSS esclareceu que não faz contato telefônico referente a prova de vida e muito menos envia link para realização da biometria. 

Prova de vida do INSS está suspensa

A prova de vida do INSS não é mais uma exigência para manter o benefício ativo, na realidade, a maneira de comprovação do INSS mudou. 

Desde fevereiro o procedimento está suspenso e não é necessário ir todos os anos ao INSS, como antes acontecia. Agora, a comprovação acontece levando em consideração a base do governo e devem ir à agência apenas os segurados que forem chamados. 

O INSS deve acompanhar dados como votação em eleições; registro de transferências de bens; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS); ou renovação de documentos, como identidade, carteira de motorista ou passaporte. 

Assim, caso essas movimentações sejam realizadas, o segurado será considerado vivo. E, se houver dúvidas ou suspeita de irregularidade, o órgão poderá convocar aposentado ou pensionista para comparecer na agência. 

Lembre-se que se ficar na dúvida de qualquer contato ou pedido, você pode entrar em contato pelo telefone oficial do INSS – o 135.  Cheque sempre as informações em canais oficias e fuja de golpes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com amigos e familiares.

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER