quinta-feira,
23 de outubro de 2025

Auxílio Brasil: Governo vai pagar o 13º salário este ano?

Pagamentos turbinados do programa Auxílio Brasil começam a ser pagos já a partir da próxima semana. Veja o que se sabe sobre o 13° salário

- Anúncio -

O Governo Federal vai pagar algum tipo de 13º salário para os usuários do Auxílio Brasil neste ano de 2022? De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a resposta é não.

Ao menos até este momento, o que se sabe é que o Planalto planeja fazer apenas mais cinco liberações até o final deste ano. Elas aconteceriam justamente entre os meses de agosto e dezembro.

O 13º salário consiste basicamente em um pagamento extra que acontece normalmente no final do ano. Geralmente, os repasses são feitos como uma espécie de bônus natalino.

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

O cidadão recebe o valor dobrado do seu benefício em dezembro. Até aqui, não há indicativo de que o fenômeno acontecerá com os mais de 18 milhões de usuários do Auxílio Brasil em 2022.

O Governo Federal já chegou a pagar um 13º salário para o programa, quando o projeto ainda era chamado de Bolsa Família em 2019. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu uma promessa de campanha ao liberar o adicional no final do ano. Para tanto, ele teve que assinar uma Medida Provisória (MP) para liberar o bônus.

A validade

De todo modo, a MP em questão já perdeu a validade e não chegou a ser votada pelo Congresso Nacional. Dessa forma, o texto não tem mais força de lei. Em 2020, por exemplo, o Governo não voltou a pagar o 13º do Bolsa Família. Já em 2021, quando o programa já se chamava Auxílio Brasil, também não houve nenhum tipo de repasse dobrado no final do ano.

Em tese, o Governo Federal ainda pode decidir pagar o 13º salário para os usuários do Auxílio Brasil este ano. No entanto, é pouco provável que eles optem por este caminho.

Vale lembrar que o Congresso Nacional já aprovou o texto da PEC dos Benefícios. O documento, que indica uma série de mudanças no sistema do Auxílio Brasil, não prevê liberações de um 13º este ano.

O que muda de fato no Auxílio Brasil?

Segundo as informações da PEC dos Benefícios, o texto aprovado pela Câmara prevê uma série de outras mudanças no sistema do Auxílio Brasil. A principal alteração é mesmo a questão do valor do benefício, que passa de R$ 400 para R$ 600.

Além disso, o texto libera espaço no orçamento para que o Governo Federal consiga inserir mais de 2 milhões de pessoas de uma só vez no benefício. Assim, é provável que o Planalto passe a atender mais de 20 milhões de brasileiros neste segundo semestre.

Recentemente, o Governo Federal também anunciou mudanças no calendário oficial de pagamentos do programa social. A partir de agosto, os repasses acontecem na primeira quinzena de cada mês. Veja abaixo o próximo calendário de liberações:

9 de agosto: Usuários com NIS final 1
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4

15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9

22 de agosto: Usuários com NIS final 0

Compartilhe:

Aécio de Paula
Aécio de Paula
Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Atua na produção, edição e apuração de conteúdos sobre política, economia, sociedade e cultura, com experiência em redações e portais de notícia.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Para você, o 13º é para...?

Investir
Pagar
Comprar

Como está seu orçamento agora?

Positivo
Apertado
Equilibrado

13º no Fim de ano combina com...?

Futuro
Alívio
Festas