Saque-aniversário para os nascidos em agosto já está liberado

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já está disponível para os nascidos em agosto desde segunda-feira, dia 1°. Essa é uma modalidade opcional que permite a retirada de uma parte do saldo acumulado nas contas vinculadas, uma vez por ano, sempre no mês de nascimento do trabalhador.

Os nascidos em agosto têm até o último dia do mês para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas. Eles podem sacar até o dia 31 de outubro.

Lembrando que quem escolhe pelo saque-aniversário, abre mão de retirar o FGTS integral no caso de demissão sem justa causa. Entretanto, a multa de 40% ainda é paga pelo empregador. Essa modalidade só pode ser cancelada dois anos após a adesão.

No ano passado, 9,8 milhões de novos trabalhadores aderiram à modalidade. Segundo a Caixa, em 2021, o volume total de saque foi de R$ 17,7 bilhões, incluindo os valores repassados às instituições financeiras em razão da contratação, por parte de alguns trabalhadores, de empréstimos usando o saque-aniversário como garantia.

O que é o saque-aniversário?

O Saque Aniversário é a modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no qual o beneficiado recebe o valor a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador em parcelas disponíveis por três meses.

As retiradas ocorrem de acordo com um calendário da Caixa Econômica Federal que considera a data de nascimento do empregado. 

O valor é depositado de forma automática para a maioria dos cidadãos com direito ao saque. A prática começou a ser aplicada em 2019, e é um dos métodos mais comuns de saque do benefício. 

Como aderir ao saque-aniversário?

Quem quiser optar pelo saque-aniversário deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br. O interessado deve clicar “Meu FGTS”, em seguida acessar a aba “Saque-Aniversário”. É preciso ler e concordar com os termos e condições e clicar em “Aderir ao saque aniversário”.

Com base no seu atual saldo, o sistema da Caixa Econômica também permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário.

Como consultar o saque-aniversário?

Para saber quanto dinheiro há disponível para o saque, é só baixar o aplicativo FGTS. Selecionar a opção “cadastre-se” e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Depois, deve cadastrar uma senha de acesso, numérica, com seis dígitos. 

Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes. Depois de incluir seus dados, é só clicar no botão “não sou um robô”.

Após o cadastramento, abra o app e informe o CPF e a senha cadastrada. Em seguida, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional. Depois, é preciso ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar.

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER