Pix Caminhoneiro: Governo deve abrir nova janela de atualização

Governo começou a pagar o Pix Caminhoneiro nesta terça-feira (9), mas alguns trabalhadores não receberam nada

O Governo Federal liberou nesta terça-feira (9) as primeiras duas rodadas de pagamentos do programa Pix Caminhoneiro. Mais de 24 horas depois da liberação, o fato é que muitos trabalhadores que estão com o cadastro em dia afirmam que não conseguiram receber nada. O Ministério adiantou que vai abrir uma nova janela de atualização.

Oficialmente, o Governo Federal indicou que pagaria o Pix Caminhoneiro para todos os trabalhadores que tinham registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nesta lista, se previu que quase 900 mil cidadãos poderiam receber o benefício. Entretanto, uma nova regra acabou mudando tudo.

A Dataprev indicou que além de exigir a inscrição nesta lista, eles também observaram quais deles tinham atualizado algum esquema de transporte de cargas neste ano de 2022. Quem não atualiza o sistema desde o ano passado, por exemplo, ficou de fora dos pagamentos. Assim, o número de atendidos caiu para a casa dos 190 mil.

Por causa da manobra do Governo, alguns líderes começaram a criticar o projeto ainda com mais força. Wallace Landim, mais conhecido como Chorão, criticou a decisão. “Atender apenas 21% dos motoristas é um número muito baixo. Isso mostra um descontrole total acontecendo dentro do segmento do transporte”, disse ele.

O presidente da Associação Nacional de Transportes do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci, também teceu críticas. “Ainda não conseguimos entender de forma clara os critérios de quem está apto a receber o auxílio. Na teoria o Governo diz uma coisa, mas na prática é outra” disse ele ao comentar a diminuição no número de atendidos.

Destaques sobre *** por e-mail

Autodeclaração do Pix Caminhoneiro

Diante das críticas, o Governo Federal decidiu abrir mais uma janela de atualização. Note que não se trata de uma nova fase de inscrição, mas de atualização dos dados dos trabalhadores que já tinham cadastro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até o último dia 31 de maio.

A autodeclaração para estas pessoas pode ser feita no Portal Emprega Brasil ou mesmo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A atualização precisa acontecer entre os dias 15 e 29 deste mês de agosto.

Quem atualizar os dados e for selecionado, poderá receber o dinheiro destas duas parcelas de forma retroativa no próximo dia 6 de setembro. Já quem não se regularizar dentro do novo prazo não terá mais chances de receber o benefício.

Veja abaixo o calendário oficial do Pix Caminhoneiro:

1ª Parcela: 9 de agosto;
2ª Parcela: 9 de agosto;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis