Usuários do Cadúnico podem trocar parabólica em capitais com 5G

Usuários que fazem parte do Cadúnico, podem agendar troca de kit parabólica em capitais que já possuem o 5G

Se você faz parte do Cadúnico e está com uma parabólica convencional (TVRO) em casa, saiba que você tem direito de fazer uma troca por um equipamento mais moderno. Desde que você more em uma das capitais onde a tecnologia 5G já foi instalada, o cidadão poderá realizar um agendamento para trocar os equipamentos.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a ação que prevê as trocas tem coordenação do Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF), com o apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) através do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência.

Segundo o Governo Federal, a tecnologia já chegou em 12 capitais. São elas: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia, Salvador, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas. Moradores de Fortaleza, Natal e Campo Grande também já podem pedir o kit.

Para fazer a solicitação, basta entrar em contato com a central de atendimento da Sigo Antenado, através do número 0800 729 2404 ou através do seu site oficial na internet. Basta seguir os passos, informar os dados e confirmar a data, hora e local da retirada do Kit. Todo o procedimento é completamente gratuito.

O Ministério explica que as pessoas que já utilizam antenas do estilo “espinha de peixe”, internas, ou já tem TV por assinatura, já estão conectadas com a nova tecnologia. Assim, não é necessário fazer a troca.

Destaques sobre *** por e-mail

“Os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos, com melhor qualidade de som e imagem, e visam garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia”, diz a nota do Governo Federal.

Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do poder executivo que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Quem tem o cadastro, não está automaticamente garantido nos repasses dos benefícios sociais.

Seja com for, usuários do Cadúnico possuem mais chances de fazer parte de programas sociais. Do ponto de vista do Governo Federal, por exemplo, a lista abre portas para projetos como Auxílio Brasil, vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Além do Governo Federal, gestões estaduais e municipais também costumam usar a lista para definir beneficiários de programas sociais próprios.

Embora seja gerido pelo Governo Federal, a responsabilidade pelas entradas no Cadúnico é da prefeitura de cada cidade. Dessa forma, é necessário entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o procedimento funciona por lá.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis