Entrei no Cadúnico hoje, serei selecionado para o Auxílio?

Pagamentos de setembro do Auxílio Brasil devem começar no próximo dia 19. Mais de 21 milhões devem receber benefício
- Anúncio -

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Entre outros pontos, este dispositivo é a porta de entrada para programas sociais como o Auxílio Brasil, por exemplo. Quem quer entrar no benefício, precisa antes entrar no Cadúnico.

Diante destes fatos, o cidadão pode fazer a seguinte pergunta: “se eu correr e entrar no Cadúnico agora, terei chances de ser selecionado para os repasses de setembro?”. Tomando como base as informações básicas do Ministério da Cidadania, a resposta é sim. Mas antes de mais nada, é preciso atentar para algumas informações.

Em primeiro lugar, a simples entrada no sistema do Cadúnico não garante o recebimento automático do Auxílio Brasil. Além da entrada, o cidadão também precisa atentar para as demais regras de seleção do programa. É necessário, por exemplo, ter uma renda per capita que o coloque em condição de pobreza ou de extrema-pobreza.

Além disso, mesmo que o cidadão esteja no Cadúnico e se encaixe nos limites de renda, ele ainda precisa esperar até que o Ministério da Cidadania selecione o seu nome. Não há um prazo mínimo nem máximo para a seleção. Assim, algumas pessoas esperam por mais tempo, e outras entram para o projeto depois de um intervalo menor de espera.

Na prática, é possível dizer que uma pessoa que entra oficialmente no Cadúnico hoje, terá poucas chances de ser selecionada para os repasses de setembro. Afinal de contas, estamos a menos de uma semana para o início das liberações. De toda forma, o cidadão terá novas chances no decorrer deste segundo semestre de 2022.

Consulta no Cadúnico

Entrando no Cadúnico agora ou não, fato é que qualquer indivíduo pode consultar a situação do seu perfil para saber se foi selecionado ou não. Para tanto, não é preciso sair de casa. Basta consultar as informações do app do Auxílio Brasil.

Aliás, esta é uma dica também para as pessoas que já estão dentro da folha de pagamentos do programa social. Através do app, o cidadão poderá saber se o seu perfil foi ou não cancelado pelo Ministério da Cidadania.

Bolsonaro

Em entrevista recente, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que qualquer pessoa que está passando fome pode entrar no Cadúnico do Governo Federal e começar a receber o benefício automaticamente. Entretanto, na maioria das vezes, isto não acontece.

Hoje, o Auxílio Brasil atende pouco mais de 20 milhões de brasileiros. A expectativa é de que neste mês de setembro, o número de usuários cresça mais uma vez e atinja a marca de 21 milhões, o que seria um recorde.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis