NOVO golpe do INSS simula Secretaria das Finanças

"Golpe do INSS" simula Secretaria Nacional de finanças e fala sobre crédito consignado. Veja como evitar cair nesse tipo de golpe.

Um novo golpe do INSS está na praça. Dessa vez o segurado recebe uma ligação de uma pessoa que se diz da “Secretaria Nacional de Finanças”, departamento que seria ligado ao INSS.

Esse novo golpe consiste em oferecer serviços, em especial relacionados com empréstimos consignados, em que os pretensos atendentes afirmam serem “responsáveis pelos interesses dos aposentados”.

Golpes aplicados em aposentados e pensionistas do INSS são cada vez mais comuns e estão ficando cada vez mais sofisticados. Os criminosos se aproveitam da boa-fé e da situação de carência que pessoas mais idosas e humildes estão passando para aplicar os golpes.

 

Novo golpe do INSS simula secretaria fictícia

Destaques sobre *** por e-mail

S.S., aposentada de 58 anos e moradora da Tijuca, Rio de Janeiro, conta que recebeu uma ligação de alguém que afirmava ser da Secretaria Nacional de Finanças. A pessoa disse cuidar dos interesses dos aposentados.

Por seu lado, a aposentada disse que neste momento perguntou sobre o site, ao que a falsa atendente respondeu dizendo que não existia site e que todo atendimento era feito por telefone.

Diante disso, S.S conta que desconfiou, mas deixou ela falar. De acordo com a aposentada a atendente citou até a nova Lei dos Superendividados.

“Na ligação, me disseram que constava um empréstimo consignado no meu benefício e que estavam sendo cobrados juros exorbitantes. Disseram ainda que, com a nova Lei dos Superendividados, eu receberia todo o dinheiro cobrado a mais. Só que não tenho empréstimo no meu benefício, e as pessoas estavam em posse dos meus dados bancários” afirmou S.S

 

Como não cair em golpes como este

  • Atualize sempre seus dados de contato: telefone, endereço e e-mail. A atualização é feita pelo aplicativo Meu INSS ou por intermédio do telefone 135;
  • Não atenda solicitações de pessoas dizendo ser do INSS  e que peçam fotos ou dados. A recomendação é desligar e bloquear o número que fez a ligação;
  • Saiba que o INSS não entra em contato de modo direto com pessoas ou segurados pedindo dados ou o envio de documentos ou fotos;
  • Para saber se você está recebendo uma mensagem de SMS do INSS veja se o número é 280-41. Mesmo que esse seja o número o INSS nunca irá solicitar documentos ou enviar links. Não clique em links;
  • O único meio seguro para saber que o INSS está solicitando documentos é por meio do Meu INSS ou pelo telefone 135;
  • Nunca utilize outros canais de atendimento a não ser os oficiais: site ou aplicativo do Meu INSS ou, se foi agendado, se dirigir diretamente a uma agência da Previdência Social.

Obs.: se você ligar para o número 135, será atendido pelo chat humanizado “Helô”. Neste casoa algumas informações serão solicitadas, contudo, se trata de procedimento de segurança, feito em um contato por número de telefone oficial.

 

Com informações do Extra

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis