Sabe pedir empréstimo consignado do INSS? Nós explicamos!

Procedimento pode ser feito pela plataforma Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece aos seus segurados a possibilidade de solicitar e consultar empréstimos consignados pelas suas plataformas digitais.

O instituto afirma que o procedimento pode ser realizado totalmente online, sem necessidade de atendimento presencial nas agências físicas.

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas e servidores públicos. 

Ao optar pelo consignado, o segurado autoriza que a instituição financeira desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente do seu benefício do INSS, o que reduz o risco de inadimplência.

Destaques sobre *** por e-mail

Dessa forma, o consignado não deixa de ser um tipo de empréstimo com garantia, já que o salário ou benefício são garantias de que o credor irá receber o valor devido. Isso explica as taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.

Quem pode solicitar empréstimo consignado?

Para acessar a função do empréstimo e fazer a solicitação, é obrigatório que o titular do benefício, seja de pensão, seja de aposentadoria, faça o pedido, não sendo permitido o acesso por terceiros, mesmo que tenham procuração para cuidar dos benefícios do titular do INSS.

Ou seja, benefícios que tenham representantes legais (procuradores) cadastrados, não podem solicitar o empréstimo consignado.

Documentos necessários para solicitar o consignado

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou telefone);
  • Extrato atualizado do salário ou benefício do INSS.

Como solicitar empréstimo consignado?

A solicitação do empréstimo consignado do INSS pode ser feita pelo aplicativo para smartphones ou pelo site oficial.

O primeiro passo é acessar a plataforma Meu INSS, fazer login e selecionar a opção “Novo Pedido”. Depois, insira o nome do serviço desejado. Na lista que aparecerá na tela, marque o nome do serviço ou benefício. Na sequência, algumas telas aparecerão e o titular deve ler e concordar para prosseguir.

Uma vez finalizada a solicitação, o tempo médio de resposta do INSS é de 30 dias. Para acompanhar o pedido, basta acessar os mesmos dispositivos e clicar em “Consultar Pedidos”, depois selecionar o processo e clicar em “Detalhar”.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis