Caixa divulga projeto para renegociação de dívidas. Entenda
Nova proposta da Caixa Econômica Federal pretende renegociar as dívidas que os cidadãos possam ter com o banco. Confira detalhesA Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira (6), os detalhes do seu programa Você no Azul. Em regra geral, o novo projeto social prevê a renegociação de dívidas que os cidadãos possam ter com o banco. De acordo com as informações oficiais, os abatimentos podem chegar até a 90%.
Este não é um projeto novo. O Governo Federal já anunciou o programa em 2019 e começou a atuar nesta linha. Contudo, a ideia está sendo retomada este ano justamente durante o segundo turno das eleições presidenciais. Nas últimas semanas, o ex-presidente Lula (PT) vinha prometendo criar um projeto semelhante de perdão de dívidas.
A novidade para este ano é que o programa conta com uma maior dose de digitalização. Assim, em boa parte dos casos não será necessária a ida presencial a uma agência da Caixa Econômica Federal. Basta baixar o app oficial do banco, seguir os passos exigidos e renegociar a sua dívida com a instituição.
Pelas projeções da Caixa, o banco vai conseguir economizar até R$ 1 bilhão com as renegociações. Vale lembrar que não estamos falando de um projeto permanente. Segundo as normas oficiais apresentadas pelo banco, a ideia é que o programa chegue ao fim ainda no final deste ano de 2022.
Hoje, estima-se que mais de 4 milhões de clientes da Caixa Econômica Federal tenham algum tipo de dívida com a instituição. Além deles, existem quase 400 mil empresas no vermelho. Os dados apontam que a maioria das dívidas são de até R$ 5 mil. Nestes casos, o cidadão poderia conseguir um abatimento de até R 4 mil.
Consignado da Caixa Econômica
Durante a entrevista que revelou detalhes sobre o programa de renegociação de dívidas, a presidente do banco, Daniella Marques, também analisou os pontos do consignado do Auxílio Brasil.
Marques revelou que deve liberar o consignado para usuários do programa entre os dias 10 e 15 deste mês de outubro. Trata-se, portanto, de uma antecipação da data. Na última semana, a presidente disse que a liberação aconteceria apenas na segunda quinzena do mês.
Embora não tenha dado mais detalhes sobre a liberação, Daniela disse que a ideia da Caixa é oferecer o consignado do Auxílio Brasil com as taxas de juros mais baixas do mercado. Na última semana, o Ministério da Cidadania definiu que o teto máximo de cobrança desta taxa é de 3,5% ao mês.
Marques também disse que os usuários do Auxílio Brasil podem usar o dinheiro do consignado para pagar as dívidas da Caixa. “A hora que estiver disponível o consignado, vai ser uma oportunidade grande não só para empreender, mas para renegociar e substituir uma dívida pela outra”, disse ela.