Trabalhadores podem sacar o PIS/Pasep de anos anteriores?
Durante o ano de 2019, é estimado que ao menos 302 mil brasileiros tenham deixado de sacar o valor do abono salarial do PIS/Pasep, totalizando assim, um valor de R$ 208 milhões que devem ser liberados tanto pela Caixa quanto pelo Banco do Brasil dentro de alguns dias. O calendário para os grupos que trabalhavam para empresas privadas deve começar antes dos gritos dos servidores públicos, sendo estimado para o dia 08 de fevereiro.
- As pessoas que trabalharam com a carteira assinada durante o ano de 2020, podem sacar o PIS através da Caixa.
- Os grupos que foram servidores públicos no ano de 2020, têm direito ao Pasep que é liberado pelo Banco do Brasil.
Existem alguns requisitos para saber se tem direito ou não de receber o abono salarial, sendo eles de ter a renda de até dois salários mínimos por mês durante o ano base, ter atuado ao menos um mês como servidor público ou com carteira assinada e ter ao menos cinco anos de cadastro no sistema do PIS/Pasep. Vale salientar que quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito de receber visto que não tem nenhum tipo de vínculo empregatício.
Os cidadãos brasileiros podem sacar o abono salarial que foi esquecido de até cinco anos atrás dentro do calendário do ano base. No entanto, se estiverem fora do calendário, devem esperar para o próximo ano para ter direito aos valores. Quem não tem conta na Caixa ou no BB, tem que abrir um cartão cidadão na Caixa que é totalmente sem anuidade e que também pode ser usado para sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O cartão cidadão também é usado para programas sociais como o Auxílio Brasil que paga o valor de R$ 400 aos seus beneficiários.