E agora? Tem que fazer a prova de vida presencial ou não? O que fazer? – INSS
Durante a última quarta-feira (02), foi publicada uma portaria que tinha como objetivo alterar as regras de prova de vida do INSS a partir do ano de 2022. De acordo com o que foi informado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, é estimado que mais de 35 milhões de pessoas tenham que realizar as provas todos os anos indo até o banco fisicamente onde recebem para confirmar com a digital. No entanto, isso não será mais preciso devido ao fato de que o sistema irá contar com novas regras e formas de determinar se um beneficiário ainda está vivo.
- A partir de agora, não é mais necessário ter que ir até o banco para fazer a prova de vida do INSS.
- Ela será feita através de movimentações que tem em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) como empréstimos consignados e até mesmo as declarações de imposto de renda todos os anos.
- Deste modo, os beneficiários não precisam mais fazer nada para garantir que irão continuar recebendo a aposentadoria mensalmente e sem transtorno.
INSS
A decisão foi tomada como forma de facilitar o dia a dia das instituições bancárias que precisavam atender os clientes somente para realizar a impressão digital. O ministro Onyx Lorenzoni afirmou que esse tipo de tecnologia estava previsto somente para o ano de 2023. Agora, é função da previdência social cruzar os dados para determinar se o beneficiário está vivo, não faz mais parte da sua obrigação comparecer até o banco em que recebe o salário.
Vale salientar que as medidas possuem até o dia 31 de dezembro. Por isso, enquanto elas não entram em vigor, é necessário que o cidadão compareça ao banco para que o seu benefício social não seja cancelado. Elas estão continuando acontecendo em fevereiro.