Prova de vida: INSS poderá bloquear benefício de quem não realizar o procedimento ainda em fevereiro

A prova de vida é um procedimento obrigatório para os segurados, e o INSS poderá bloquear o benefício, ainda em fevereiro, daqueles que não estão em dia. Por isso, quem ainda não realizou o procedimento, deve ficar atento.

O objetivo desse processo, é justamente comprovar que o beneficiário ainda está vive, e apto a receber o benefício. Por isso, tudo ocorre de forma periódica, permitindo que o INSS  não realize repasses de forma errada para quem não possui mais o direito.

Quem não fez a prova de vida poderá ter o benefício bloqueando em fevereiro

O calendário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prevê esse bloqueio agora nesse mês de fevereiro, para os beneficiários que realizaram esse procedimento, que possuía vencimento até o mês de dezembro do ano de 2020.

Vale lembrar que isso se deve a própria pandemia da Covid-19, que interferiu bastante nesse processo. Assim, os procedimentos foram interrompidos por um bom período desde o início da pandemia, embora em 2021 tenha aberto algumas brechas para essa realização.

Destaques sobre *** por e-mail

De todo modo, os prazos para a prova de vida se estenderam bastante, mas agora já está na parte final. Por isso, quem teve o processo vencido até dezembro de 2020, e não se regularizou, poderá perder o benefício agora em fevereiro de 2022.

Para isso, a forma mais comum, é simplesmente apresentar-se ao banco, onde se recebe o benefício, portando o cartão bancário e um documento de identificação. Assim, será possível fazer a prova de vida rapidamente. Quem já conta com cadastro, também pode fazer todo o processo através da biometria digital ou facial, dando mais facilidade a comprovação. Esse é um procedimento realizado todos os anos, e busca justamente evitar fraudações em relação ao benefício. Por isso, é importante ficar atento.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis