PIS/Pasep: veja como solicitar o abono de anos anteriores

Durante a última quarta-feira (02), o Ministério do Trabalho e Previdência publicou regras sobre como deve funcionar a solicitação do PIS/Pasep de anos anteriores a 2020 em 2022. Foi determinado que os mais de 320 mil cidadãos brasileiros que contam com saldo para receber terão que ir presencialmente até uma agência da Caixa (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o Pasep) para solicitar o ano e o valor.  O prazo máximo que os cidadãos possuem para solicitar é até o dia 31 de março e deve-se começar a possibilidade de pedidos apenas no dia 08 de fevereiro, nesta semana. 

O montante estipulado que esteja sendo devido aos trabalhadores é de R$ 208 milhões somente do ano de 2019 ou anteriores.  Em suma, cada cidadão consegue tirar o valor de até 5 anos atrás e deve esperar o calendário para isso. Caso contrário, terá que entrar com uma ação na justiça  para pedir e pode gastar um valor a mais do que receberia, não sendo uma alternativa que realmente vale a pena. 

Também foi informado pelo Ministério do Trabalho e da previdência que no site oficial da pasta contam com uma aba que informa todos os bancos que aceitam a solicitação de resgate dos anos anteriores. Por isso, aqueles que não sabem onde tem que comparecer dentro dos próximos dias, devem acessar e procurar por uma agência que esteja localizada na mesma cidade ou cidade vizinha. 

Neste ano, é estimado que ao menos 22 milhões de brasileiros terão direito de receber o valor do abono salarial do PIS/Pasep que deve pagar o valor de até R$ 20 milhões. Em suma, o valor a ser recebido pode variar de acordo com o tempo de trabalho no ano base, que é de 2020. As expectativas eram de que haveria o pagamento em dobro, mas é estimado que isso não aconteça neste ano. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis