PIS/PASEP: veja perguntas e respostas sobre o abono salarial

- Anúncio -

Nesta última terça-feira (08), o  Ministério da Cidadania começou a pagar o valor do PIS/PASEP, abono salarial destinado somente aos  trabalhadores que atuaram um mês com carteira assinada ou como servidores públicos durante o ano de 2020 e que tiveram a média salarial de até dois salários mínimos. Em suma, também é necessário que os colaboradores  tenham os seus dados informados corretamente no sistema RAIS da empresa há cinco anos. 

Neste artigo, o Otrabalhador separou algumas dicas, perguntas e respostas para quem está procurando entender mais sobre o que se trata o abono salarial do PIS/PASEP. Portanto, se quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura conosco. 

Quanto que vou receber de PIS/PASEP? 

Para saber quanto tem para receber, basta dividir o valor de R$ 1210 por 12 e multiplicar pela quantidade de meses que trabalhou durante o ano de 2020. Vale salientar que os meses que trabalhou quinze dias ou menos não devem ser contabilizados neste cálculo. 

Quem tem direito ao abono? 

Para ter direito ao abono, é necessário que tenha atuado ao menos 30 dias com carteira  de trabalho assinada ou como servidor público durante o ano de 2020 tendo recebido o valor de até dois salários mínimos.

Onde posso consultar meu saldo?

A consulta do saldo que tem para receber deve ser feita através do portal da Caixa para o PIS – trabalhadores privados – ou então pelo portal do Banco do Brasil caso o cidadão tenha direito ao Paseo – destinado somente aos trabalhadores que atuavam como servidores públicos em 2020. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com os bancos através dos números de telefones que podem ser encontrados no site oficial.

MEI tem direito?

A não ser que tenha a carteira assinada em 2020, quem atua como MEI, microempreendedor individual, não tem direito a receber o programa social. ​

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis