FGTS: quando o saque é liberado para trabalhadores?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, é um programa criado pelo governo federal que pede que as empresas paguem o valor de 8% do salário dos seus colaboradores para a Caixa para que o funcionário tenha uma reserva no momento em que ele for demitido sem justa causa. O Ministério da Economia já está estudando cancelar esse benefício, mas ainda analisa o que pode fazer para que os cidadãos não fiquem sem amparo em caso de desemprego.
Neste artigo, o Trabalhador preparou um guia com todas as informações inusitadas em que o saldo que tem no Fundo pode ser liberado para uso. Vale salientar que apesar do saldo ser liberado para o financiamento da xasa própria, ele não pode ser usado para quem está pensando em comprar o carro ou moto.
Veja quando você pode sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
- Compra da casa própria ao financiar, sendo necessário estar três anos com a carteira de trabalho assinada.
- Em caso de demissão do colaborador sem que tenha sido por justa causa.
- No caso do fechamento da empresa por falta de dinheiro para pagar os seus colaboradores e débitos pendentes com a União.
- Conseguir pagar uma parte do empréstimo que tem no nome do consórcio.
- Em caso de aposentadoria ou morte do colaborador (neste caso, são os seus herdeiros que devem ir até a Caixa para fazer a solicitação do valor).
- Em caso de desastres naturais como aconteceu com Minas Gerais e Bahia durante o ano de 2022 quando ambos estados liberaram o valor de R$ 6,2 mil para as vítimas de inundações.
- Já estar há três anos ou mais sem assinar a carteira de trabalho ou estando atuando como MEI, microempreendedor individual.
Acompanhe Otrabalhador para se manter atualizado sobre os direitos dos trabalhadores.