Guedes afirma que irá liberar saldo do FGTS para a população, saiba porquê não é uma boa ideia
Durante essa terça-feira (22), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que tinha interesse em fazer uma liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS, para que haja crescimento da economia no ano de 2022. De acordo com os dados que foram compartilhados de modo recente pelo IBGE, é estimado que a economia se mantenha estagnada com alta de apenas 0,4% neste ano. Outro aspecto que está sendo visto com bons olhos pelo ministro é sobre a possibilidade de reduzir em até 25% o Imposto sobre Produtos Importados (IPI) que é cobrado por produtos que estão vindo de fora. Deste modo, importar seria uma atitude positiva porque seria mais barato.
Economistas alertam sobre a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço com o argumento de que pode fazer com que haja muito mais dinheiro em circulação, acima do que é esperado, e, como consequência, pode haver um aumento excessivo do IPCA. Ou seja, com todo mundo gastando, os mercados e lojas podem ficar ainda mais caras.
Guedes aproveitou o momento em que deu a coletiva de imprensa para fornecer críticas aos economistas que durante o ano de 2021, previram que o Brasil iria passar por uma recessão econômica como se estivesse torcendo contra. Disse, ainda por cima, que estão sempre errando em relação às expectativas para o PIB, Produto Interno Bruto, e que acredita que deve ser de ao menos 2% durante esse ano.
FGTS: vítimas de enchentes podem sacar o valor!
Vítimas de enchentes podem sacar o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como a cidade de Petrópolis que teve a liberação na faixa de R$ 6,2 mil. Em suma, o valor do Fundo é liberado somente em caso de demissão sem justa causa ou situação de emergência devido a algum desastre natural em que vive o cidadão.