Tem como pagar o INSS atrasado? Como fazer isso?
O INSS permite que existam os contribuintes individuais e facultativos. Ou seja, as pessoas que estão pagando pela previdência social mas que não estão tendo a carteira assinada. Em suma, o pagamento deveria ser feito mediante a emissão de um guia que é chamado de Guia da Previdência Social (GPS). Neste caso, deve-se determinar antes mesmo de se inscrever para emitir os boletos, qual é o valor de contribuição que se deseja fazer e até mesmo em relação ao vencimento no dia do mês. Emitir as guias de forma avulsa sem estar com carteira assinada é uma forma de garantir que até mesmo as pessoas que são freelancer ou autônomos – e até mesmo donas de casa – tenham direito.
Felizmente, vale salientar que o pagamento pode ser feito em atraso contanto que se pague o valor com a adição de multas.
A guia somente será contabilizada após o seu pagamento. Por exemplo, pode ser emitido para o ano de 2022 e pague somente 10 meses, terá a contribuição de apenas 10 meses contada e os dois dias serão contados somente em caso de pagamento com a adição de multas.
Você vai ter que enfrentar grande fila do INSS
Os cidadãos brasileiros terão que fomentar grandes filas do INSS neste ano caso queiram se aposentar devido ao fato de que mais de 1,7 milhões de pessoas estão nas filas de espera. De acordo com a previdência social, ao menos 25% de todas as pessoas que estão com os pedidos de concessão estagnados são porque não entregaram os documentos corretamente como estava sendo solicitado. Neste ano de 2022, as entregas devem contar com documentos que sejam atualizados em cartório tendo um prazo máximo de validade. Caso contrário, o pedido não será analisado e ficará parado por meses. O STF, Supremo Tribunal Federal, já pediu explicações sobre o assunto.