Como as empresas devem se planejar para os feriados de 2021?
O ano de 2021 está sendo marcado por uma série de feriados durante a semana. Contudo, isso pode ser negativo para a maioria das empresas porque precisam parar a produção ou então, pagar por horas extras.
Outras ainda passam pelo oposto: aproveitam até mesmo para adiar os feriados porque não possuem trabalhos para os funcionários.
João Luiz, morador de Brusque e que trabalha em Guabiruba, cidade vizinha, afirmou que a empresa em que trabalha está deixando os funcionários em casa porque não possuem trabalhos e nos feriados em si, dos próximos meses devem trabalhar.
Ao todo, são três semanas que o funcionário tem o direito de ficar em casa e receber por isso. O primeiro passo para que as empresas consigam se organizar é determinar quando os funcionários devem tirar férias e quando trabalhar.
Feriados e a forma da empresa lidar
Para que consiga se planejar, divida a empresa em setores. Por exemplo, TI de um lado e a contabilidade de outro. Faça com que uma parte trabalhe enquanto a outra tira férias e assim por diante. Dessa forma, terá membros de todas as equipes atuando dentro da empresa sem que ela pare, necessariamente.
Vale ressaltar que algumas têxteis costumam parar todo o fim de ano durante uma ou duas semanas, todos ficam em casa.
Entretanto, isso não é uma regra geral: o administrador de banco de dados da Havan Tiago Kohler, em Brusque, Santa Catarina, afirmou que trabalhou no dia 31 de dezembro até as 18 horas porque ainda não tinha o direito de tirar férias ao fim do ano porque começou a pouco tempo. Disse, em entrevista, que alguns de seus colegas foram liberados enquanto o mesmo teve que trabalhar, assim como atendentes, por exemplo.
As férias e folgas nos feriados dependem da estrutura da empresa e da forma como se organizam.
Leia mais: Antecipação da terceira e quarta parcela do Auxílio Emergencial