PIS/Pasep: novo lote é pago para dois grupos
Durante essa terça-feira (21), está havendo o pagamento do lote do PIS/Pasep para os grupos com o final do NIS 8 do Pasep e os nascidos em setembro que são os beneficiados pelo PIS. Em suma, o valor máximo que pode ser recebido é de até um salário mínimo que é compatível com a quantidade de meses que foram trabalhados durante o ano base de 2020. Neste caso, têm direito somente os grupos que atuaram ao menos um mês como servidores públicos ou com carteira assinada no ano de 2020, que estava há cinco anos ou mais inscritos no sistema e RAIS e que o valor do salário era inferior a dois salários mínimos na época.
Foi informado pela Caixa e pelo Banco Central do Brasil que os beneficiários que tiverem direito neste ano terão até o dia 29 de dezembro para ir até uma agência com o cartão cidadão.
O Dataprev também afirmou nesta semana passada que mais de 1,6 milhões de pessoas devem ser adicionadas no novo lote de pagamento que está previsto para começar no dia 29 deste mês e que até então não haviam sido incluídas. A não inclusão do cidadão dentro do PIS/Pasep acontece por uma série de fatores, até mesmo pelo fato de que mesmo estando dentro dos requisitos, a empresa poderá ter informado o valor errado sobre a conta do trabalhador ou o mesmo está com dados desatualizados.
O valor do PIS/Pasep é como se fosse um décimo quarto para os cidadãos de baixa renda. Em suma, ele é pago como forma de incentivar a economia e pode-se consultar quanto tem para receber usando o Caixa Trabalhador mediante um acesso com o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Uma forma de saber quanto tem para receber é apenas dividindo o valor de um salário mínimo do ano vigente por 12 e depois multiplicando pela quantidade de meses cheiros em que se trabalhou.