Como consultar o resultado da perícia do INSS na internet?

 

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram, neste mês de maio, ao atendimento presencial. No entanto, isso não impede que os cidadãos consultem os resultados de suas perícias no meio digital através do aplicativo que está sendo simbolizado pelo governo federal e que está presente tanto na Apple Store quanto na Play Store. 

Em suma, para fazer a consulta, é necessário que tenha ou um certificado digital em seu CPF ou então, uma conta que esteja dedicada a ele e junto a uma senha. 

Neste ano, foi determinado pelo governo federal que todas as pessoas que fizerem solicitações de análises e perícias e que forem reprovadas, terão que pagar a consulta como forma de penalização devido ao fato de que não tinham direito.

 Essa é uma forma de não incentivar as pessoas a buscarem a previdência social para qualquer coisa ou sem que tenham nenhum tipo de invalidez para atuar no mercado de trabalho. As medidas, vale salientar,  ainda não entraram em vigor, mas devem começar a valer em breve. O Ministério do Trabalho e da Previdência não anunciou nada como deverão ser as cobranças das perícias em caso de perda. 

Destaques sobre *** por e-mail

A decisão também é uma forma de conseguir diminuir a extensa fila de espera na qual os cidadãos estão, que já são mais de 800 mil pessoas para serem atendidas pelos especialistas da perícia. 

Veja passo a passo para realizar a consulta do INSS

Ao acessar o aplicativo ou o site do MEU INSS, usando a sua conta GOV, é necessário que o usuário clique na aba de “Resultado do benefício por incapacidade” para analisar se ele já teve o seu benefício aprovado ou não. Em suma, a consulta também pode ser realizada de forma simples  também ao entrar em contato com a previdência social usando o número 135. 

Vale salientar que é recomendado pela pasta que não informe nenhum dado sobre o seu perfil e sua consulta para pessoas que entrarem em contato por redes sociais e WPP fingindo que é o INSS porque, na maior parte dos casos, se trata de um golpe. 

Muitos golpistas acabam entrando em contato com aposentados para pedir informações e, posteriormente,  solicitar que os mesmos façam envios de fotos como do cartão de crédito, que servem apenas para fazer a consulta da perícia. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis