Estou desempregado e recebendo seguro desemprego, tenho que pagar INSS?
O seguro desemprego vem causando uma série de dúvidas na população e não é por pouco: ele conta com uma grande quantidade de regras que determinam quem tem ou não o direito de ser beneficiado. A dúvida de muita gente é sobre a pessoa que está desempregada, se ela tem ou não quer estar em dia com o pagamento INSS para o tempo em que está recebendo o seguro seja comprovado.
O que acontece é que o valor que está sendo pago já tem o desconto para a previdência, mesmo que de forma indireta. Por isso, esse tempo já vai ser contabilizado no momento em que solicitar a aposentadoria. Logo, não é necessário que se faça o pagamento de novas parcelas.
Algo semelhante acontece quando o cidadão está sendo beneficiado com algum outro programa da previdência, como o auxílio maternidade e auxílio doença. Por exemplo, quem está aposentado por invalidez não precisa pagar o INSS para garantir que um dia vai conseguir se aposentar por idade porque esse tempo já está sendo contado como contribuinte facultativo.
A solicitação para receber as parcelas do seguro desemprego podem ser feitas através do portal do INSS com o GOV sendo necessário que o cidadão informe os seus dados como o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.
A solicitação pode ser negada caso tenha sido feita antes do sétimo dia, que é imposto pela regra da previdência social. Deve-se esperar ao menos sete dias antes de fazer a solicitação depois de ter sido demitido.
No aplicativo do INSS, além de fazer a solicitação do seguro desemprego, também existe a opção do cidadão em agendar perícias com médicos e até mesmo de solicitar o extrato de contribuição com o valor que já pagou e quantos anos ainda faltam para conseguir se aposentar.
- Leia mais: