Revisão do PIS/Pasep pode multiplicar o saldo dos trabalhadores

Esta revisão pode aumentar em até 50 vezes o valor do benefício.

Você já ouviu falar sobre a revisão do PIS/PASEP? Em muitos casos, os bancos não estão corrigindo corretamente os saldos das contas do PIS e do PASEP dos trabalhadores. Assim, isso tem causado um enorme prejuízo aos trabalhadores que têm direito a sacar o saldo do PIS/PASEP.

Por isso, o trabalhador pode pedir a revisão do PIS/PASEP. Com a revisão, é possível multiplicar o valor desse saldo. Há casos de trabalhadores que conseguiram aumentar seu saldo em até 50 vezes!

Quer saber mais? Acompanhe a leitura.

O que é a revisão do PIS/Pasep?

Entre os anos de 1971 e 1988 os programas PIS e Pasep funcionavam como uma espécie de fundo reserva dos trabalhadores, onde empregadores realizavam depósitos destinados ao empregado ou a servidores públicos, de maneira individual.  

Destaques sobre *** por e-mail

Cabe abrir um “parênteses”, lembrando que o Programa de Integração Social (PIS) é destinado a empregados da iniciativa privada e o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é voltado aos servidores públicos, como o nome já sugere. 

Neste fundo reserva previamente citado, trabalhadores poderiam sacar os valores depositados com rendimentos, entretanto, a partir de 1988 os programas foram unificados, de modo que ambos assumiram outra finalidade. 

Contudo, ainda sim, o saldo depositado entre 1971 e 1988 permaneceu nas contas individualizadas. A grande problemática se desdobrou quando as instituições financeiras repassaram os depósitos do referido período, sem fazer a devida correção monetária. 

Em razão disso, quando cidadãos que trabalharam durante esses anos foram realizar o saque ou consultaram suas contas, se depararam com um valor bem abaixo do que teriam direito, dado que o dinheiro praticamente não rendeu. 

Diante deste cenário, surgiu a revisão do PIS/Pasep, que nada mais é que uma ação judicial a qual permite ao trabalhador aumentar o valor das cotas solicitando a devida correção. Lembrando que o saque dos referidos depósitos somente estão disponíveis para trabalhadores que atuaram entre os anos de 1971 e 1988.

Através dessa ação, o trabalhador passa a ter acesso ao saldo correto da conta, que em alguns casos pode se multiplicar até 50 vezes. 

Como é possível fazer a solicitação?

O primeiro passo é procurar um advogado com experiência na área que analisará adequadamente o seu caso. 

Depois, será necessário reunir a documentação para ingressar com a ação. Os principais documentos a serem apresentados são os seguintes: 

  • Extrato do PIS/Pasep; 
  • Documento de identidade oficial;  
  • Comprovante de residência; 
  • Planilha de cálculos com a diferença devida;
  • Procuração para um advogado.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis