Já sabe as novas regras para ser atendido no INSS? Veja aqui!

Para a pessoa doente ou acima de 60 anos não poderá ser negada a validade do RG

Desde o dia 04 de julho estão sendo aceitos documentos como identidade do segurado que esteja doente ou com mais de 60 anos no ato do requerimento. O documento deve ser aceito mesmo que já esteja antigo ou contenha alterações das características físicas do titular.

Embora não estivesse expressamente previsto em regulamento, os requerentes que apresentassem documentos em tais condições eram orientados por servidores do órgão a emitirem uma nova via para dar entrada no benefício. Isso, agora, acabou.

A Portaria nº 1.027, publicada no final de junho, informa que a identificação pessoal válida do interessado, bem como de seu representante legal ou procurador, é “pré-requisito para a realização do atendimento, sendo obrigatória a apresentação de, pelo menos, um documento oficial com foto e original”.

Além disso, a portaria garante, à pessoa surda ou com deficiência auditiva, ser acompanhada por intérprete ou tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libra), caso seja de seu interesse. 

De acordo com o texto, solicitações de alta complexidade que não estejam disponíveis nos canais remotos ou por meio de agendamento próprio devem ser feitas por meio da Central 135 ou, excepcionalmente, nas agências.

Destaques sobre *** por e-mail

As pessoas, principalmente de baixa renda, que não possuem internet em casa e também não conseguem acessar o Meu INSS por alguma dificuldade também poderão se dirigir às agências do INSS.

Quais os horários de funcionamento das agências do INSS?

As agências devem atender, em dias úteis, por seis horas seguidas, começando entre 7h e 8h, e encerrando entre 13h e 14h. Nas agências que tiveram atendimento de perícia médica durante a tarde, o funcionamento poderá ser estendido até às 18h.

E possível levar um acompanhante?

Apenas os segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis