Abertura de empresa pelo aposentado é possível? O que diz a lei?

Essa é uma opção muito procurada. Veja as possibilidades.

Com muita frequência, as pessoas que estão para se aposentar têm a necessidade financeira ou mesmo o desejo de continuar no mundo do trabalho. Isto para conseguir pagar as contas, ter uma fonte de renda extra ou até mesmo para curtir a vida. Pois saiba que existe essa possibilidade do aposentado se tornar empreendedor.

Na leitura a seguir vamos explicar tudo o que é preciso saber antes  de qualquer coisa.

É permitido legalmente o aposentado abrir empresa?

Sim, aposentado pode abrir empresa e não há qualquer impedimento legal quanto a isso. Seja ele um servidor público aposentado ou um aposentado pelo regime normal de Previdência Social, não há restrições para abertura de empresa.

É importante destacar que a pessoa não corre o risco de perder a aposentadoria. No entanto, caso receba pró-labore (remuneração mensal), precisará contribuir para o INSS.

Destaques sobre *** por e-mail

Sendo assim, o aposentado pode tirar os seus planos do papel, empreender e aproveitar para aumentar a sua renda, pois aposentado pode abrir empresa e não perde a sua aposentadoria.

Quais os documentos necessários para abrir empresa?

Aposentado pode abrir empresa, e o processo para regularizar um negócio é mais simples do que se pensa. Para abrir empresa o aposentado precisa separar os seguintes documentos:

  • CPF e RG;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do local de instalação da empresa.

Com esses documentos em mãos, basta procurar um escritório de contabilidade e solicitar a abertura do próprio negócio.

Quanto custa abrir empresa?

Muitos acreditam que a legalização e abertura de empresas envolve uma série de custos, no entanto, isso não é o que acontece na prática. Os custos para abrir uma empresa são:

  • Custo para registro da empresa na Junta Comercial;
  • Custo com honorários contábeis;
  • Custos com registro em conselhos de classe (a depender da atividade).

A maior parte dos empreendedores precisa apenas pagar as taxas da Junta Comercial e os serviços do contador.

Quanto tempo leva para abrir empresa?

O prazo para abrir empresa pode variar com base em diversos fatores, dentre eles, o tipo de atividade a ser desenvolvida, o estado e a cidade de abertura da empresa.

Algumas atividades exigem licenças especiais emitidas por órgãos como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros, e por isso, podem exigir um maior prazo de abertura.

No entanto, podemos afirmar que o prazo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 30 dias.

Quais tipos de empresa aposentado pode abrir?

De acordo com a legislação em vigor, aposentado pode abrir empresa sem quaisquer restrições, tanto em relação à atividade, quanto em relação à forma jurídica. Sendo assim, aposentado pode abrir empresa com as seguintes naturezas jurídicas:

MEI – Microempreendedor Individual

Para ser um MEI é preciso seguir as regras:

  • Faturamento anual limitado a R$ 81 mil;
  • Não permite a inclusão de sócios;
  • Permite a contratação de apenas 1 funcionário;
  • Não permite o exercício de determinadas atividades;
  • O MEI não pode ser proprietário ou sócio em outra empresa.

Quem decide abrir um MEI deve seguir os requisitos acima, mas em contrapartida paga seus impostos em guia única e em valor fixo. O aposentado por ser um MEI.

SLU – Sociedade Limitada Unipessoal

Para aposentados que pretendem abrir uma empresa sem sócios, não restam dúvidas, a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) é uma boa opção. Na SLU, o aposentado não precisa de sócios para constituir a sua empresa e não conta com as restrições impostas ao MEI.

Na prática, a Sociedade Limitada Unipessoal oferece maior liberdade e flexibilidade para o aposentado que pretende expandir os seus negócios.

Sociedade Empresária Limitada

Se quiser ter sócios, a opção é abrir empresa em sociedade. Desta forma, o aposentado pode optar pela Sociedade Empresária Limitada. Na Sociedade Empresária Limitada, o aposentado que deseja empreender pode dividir deveres e responsabilidades com dois ou mais sócios.

Sociedade Simples

Agora, se o aposentado pretende abrir uma empresa para exercer atividades que possuem natureza artística, literária ou científica, a Sociedade Simples pode ser uma boa opção.

A Sociedade Simples é um tipo de empresa específico que permite o exercício de determinadas profissões em sociedade, dentre elas:

  • Contabilidade;
  • Engenharia;
  • Arquitetura;
  • Advocacia;
  • Odontologia;
  • Medicina;
  • Dentre outras.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis