Governo vai cancelar Auxílio de quem não fizer o Censo? Entenda

Censo do IBGE está sendo realizado em todo o Brasil desde o dia 1 de agosto. Entenda qual é a relação com o Auxílio Brasil
- Anúncio -

O Governo Federal não vai cancelar o Auxílio Brasil de pessoas que se negarem a realizar o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos últimos dias, alguns cidadãos compartilharam uma postagem que afirmava que as famílias que se negassem a receber o recenseador seriam excluídas.

Mas a verdade é que esta história não passa de uma fake news. O Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos repasses já deixou claro que a informação não procede e que os cidadãos que, por acaso, já tiverem se negado a realizar o procedimento não sofrerão nenhum tipo de punição no âmbito do Auxílio Brasil.

“(O Auxílio Brasil) só é suspenso em caso de informações divergentes no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), após um processo que analisa a situação das famílias para definir a permanência no programa. Antes disso, porém, o beneficiário é avisado para atualizar as informações”, disse o Ministério.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também confirmou que a informação é falsa. Entre outros pontos, eles afirmaram que a realização do Censo não tem nenhuma relação com os pagamentos do Auxílio Brasil. Assim, o cidadão que se negar a responder as perguntas não terão nenhuma chance de perder o benefício.

“Não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”, disse o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Censo do IBGE

Mesmo diante do fato de que os usuários do Auxílio Brasil não serão punidos caso não respondam o Censo, uma dica importante é fazer um esforço e responder as perguntas. O resultado desta análise vai servir para traçar o perfil da sociedade brasileira.

Diante dos dados, os próximos governos conseguirão entender o que acontece com os cidadãos brasileiros e poderão estudar novas políticas públicas para os cidadãos. Assim, as suas respostas poderão ajudar na construção de novos auxílios sociais.

Auxílio Brasil

Como dito, o cidadão não pode ser excluído do Auxílio por não responder o Censo, mas poderá perder o benefício por outros motivos. Entre os meses de agosto e setembro, é provável que o Ministério da Cidadania realize novas exclusões.

Aos cidadãos, a principal dica agora é atentar para a questão do Cadúnico. Manter o cadastro atualizado com informações verdadeiras pode fazer a diferença. Os pagamentos do Auxílio Brasil serão retomados oficialmente no próximo dia 19.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis