Bolsonaro segue apostando no Auxílio Brasil para virar votos

Mesmo que pesquisas indiquem que Bolsonaro tem dificuldade para ganhar votos entre os usuários do Auxílio Brasil, estratégia segue sendo focar no benefício

A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição deverá seguir focando no Auxílio Brasil e no aumento dos valores do programa social. A ideia ainda é conquistar o eleitorado mais humilde. Segundo informações de bastidores, a avaliação da equipe é de que ainda é possível crescer entre os beneficiários deste grupo.

Até aqui, as pesquisas indicam um efeito quase nulo do aumento no valor do Auxílio Brasil no eleitorado do presidente Jair Bolsonaro. Pelo contrário. É justamente neste público mais vulnerável que o ex-presidente Lula (PT) costuma atingir os seus maiores picos de intenção de voto, entre todos os grupos sociais.

De todo modo, a avaliação dentro do PL é de que ainda há tempo para uma recuperação neste público. A preocupação com esta parcela mais pobre da população acontece porque ela é mais numerosa. A alta diferença de intenção de votos entre os usuários do Auxílio Brasil à favor de Lula, pode acabar definindo as eleições deste ano.

A equipe de Bolsonaro sabe disso, e deverá seguir na ofensiva por estes votos. No debate realizado pelo SBT e pela CNN Brasil no sábado (24), o presidente citou o Auxílio Brasil em ao menos três oportunidades. Além disso, ele também fez outros acenos ao público mais pobre dizendo que o Governo “se preocupa com os mais vulneráveis”.

Na avaliação da equipe de Bolsonaro, os cidadãos que estão recebendo o dinheiro do Auxílio Brasil ainda precisam de mais tempo para entender os efeitos da elevação do valor. Por outro lado, também é verdade que este tempo está chegando ao fim. Falta menos de uma semana para o primeiro turno das eleições.

Destaques sobre *** por e-mail

Auxílio Brasil

Oficialmente, o Auxílio Brasil do Governo Federal faz pagamentos de R$ 400 mínimos por família. Depois da aprovação da PEC dos Benefícios pelo Congresso Nacional em julho, o valor do depósito subiu para um patamar mínimo de R$ 600.

Além do aumento nos valores dos pagamentos, o Governo Federal também conseguiu elevar o número de usuários aptos ao recebimento do benefício. Desde janeiro, estima-se que mais de 7 milhões de pessoas tenham entrado no projeto.

Hoje, dados do Ministério da Cidadania, a pasta responsável pelos pagamentos do programa, estima-se que mais de 20,65 milhões de brasileiros estejam aptos ao recebimento do benefício social. Os números são referentes ao mês de setembro.

Nesta segunda-feira (26), os pagamentos estão sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6. Ainda nesta semana, o Governo deverá realizar liberações para outros quatro grupos de usuários do benefício.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis