Governo deve apresentar proposta de 13º do Auxílio Brasil

Auxílio Brasil do Governo Federal poderá ter um 13º apenas para mulheres. Proposta poderá ser apresentada já a partir desta semana. Veja detalhes

O Governo Federal deve anunciar dentro de mais alguns dias, uma nova proposta de mudança para o Auxílio Brasil. A ideia é prometer a criação de um 13º salário para as mulheres beneficiárias do programa social. O plano é fazer este movimento dentro da campanha do presidente de Jair Bolsonaro (PL).

O 13º salário do Auxílio Brasil funcionaria como uma espécie de adicional de final do ano. Os cidadãos receberiam o benefício entre os meses de novembro e dezembro. Aqui há uma particularidade. A ideia é fazer os pagamentos adicionais apenas para as mulheres.

Já existe um projeto de lei que cria um adicional de 13º para usuários do Auxílio Brasil do Governo Federal. Portanto, uma opção para o poder executivo, poderia ser destravar este programa para que ele começasse a funcionar a partir do ano de 2023, em um cenário de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A proposta de criação do adicional do 13º para o usuários do Auxílio Brasil deve ser feita logo nesta primeira semana de disputa do primeiro turno das eleições presidenciais. Não é por acaso. Aliados do presidente Jair Bolsonaro acreditam que ele precisa crescer entre as mulheres e os mais pobres até o dia do segundo turno.

Vale lembrar que Bolsonaro se tornou neste domingo (2), o primeiro presidente da história do Brasil a ir ao segundo turno como segundo colocado na disputa. Ele teve mais de 6 milhões de votos de desvantagem para o ex-presidente Lula (PT). Desta forma, a ideia agora é focar nestes públicos para tentar conseguir votos.

Destaques sobre *** por e-mail

Auxílio Brasil

Hoje, o Auxílio Brasil do Governo Federal não faz nenhum tipo de pagamento adicional de 13º no final do ano. Vale lembrar que em 2018, durante a campanha presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu que pagaria o saldo caso fosse eleito.

Ele venceu as eleições e cumpriu a promessa. Em 2019, o Governo Federal conseguiu pagar o 13º do Auxílio Brasil, que na ocasião, ainda se chamava Bolsa Família. Contudo, ele não repetiu a dose nos anos seguintes.

Em 2019, o 13º do Bolsa Família foi pago através de uma Medida Provisória (MP). Este documento caducou em 2020 e não foi renovado. Depois deste movimento, o Governo Federal não voltou a pagar o adicional nos anos seguintes.

Em alguns estados, os pagamentos do 13º salário aconteceram entre 2020 e 2021. Contudo, nestes casos, estes valores não foram distribuídos pelo Governo Federal, mas pelas gestões estaduais. Para este ano de 2022, não há previsão de pagamento de um adicional.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis