CadÚnico segue sendo base para o Auxílio Brasil em outubro

Todos os mais de 21 milhões de usuários do Auxílio Brasil possuem algo em comum: todos eles possuem uma conta ativa no Cadúnico do Governo Federal
- Anúncio -

Nesta terça-feira (11), o Governo Federal vai iniciar oficialmente, os pagamentos de mais uma rodada do programa Auxílio Brasil. Assim como aconteceu em todos os meses anteriores, a participação no Cadúnico segue sendo um item obrigatório para todas as pessoas que querem fazer parte do benefício social.

O Cadúnico é uma espécie de lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir destes dados que o Ministério da Cidadania consegue, em tese, identificar os usuários que precisam de ajuda do poder executivo em um contexto de aumento da fome.

Embora estejamos falando de uma lista do Governo Federal, o fato é que a seleção dos cidadãos para o Cadúnico é de responsabilidade das prefeituras. Assim, caso o cidadão queira entrar na lista, precisa primeiramente entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como é que o processo funciona em seu município.

É importante frisar que a simples entrada no sistema do Cadúnico, não garante oficialmente os recebimentos de nenhum programa social. O cidadão precisa esperar até que o Governo selecione o seu nome. Não há um prazo para esta espera. Assim, é importante aguardar até que consiga fazer parte de algum benefício.

Para este mês de outubro, a lista de usuários aptos ao recebimento do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional já foi fechada. Os cidadãos já podem consultar se poderão receber os benefícios. Para tanto, basta baixar o app do Auxílio Brasil ou mesmo do Caixa Tem, e realizar a verificação sem precisar sair de casa.

Auxílio Brasil

Em outubro, dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 21,1 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil. Já o vale-gás nacional deverá atender pouco mais de 5,9 milhões de brasileiros a partir desta semana.

Não há nenhuma regra que impeça um mesmo cidadão de receber os dois programas de uma só vez. Desde que cumpra todas as exigências de entrada, o indivíduo poderá receber os dois saldos de uma só vez em uma mesma conta e em uma mesma data.

O calendário do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional é o mesmo. Para outubro, o Ministério da Cidadania já anunciou a antecipação das datas das liberações. Veja abaixo o calendário detalhado do benefício:

11 de outubro: Usuários com NIS final 1

13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3

17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8

24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis