Caixa divulga novos números do consignado do Auxílio Brasil

Segundo a Caixa Econômica Federal, quase R$ 112 milhões já foram emprestados no primeiro dia do consignado para usuários do Auxílio Brasil
- Anúncio -

Quase R$ 112 milhões já foram emprestados pela Caixa Econômica Federal dentro do sistema de consignado do programa Auxílio Brasil. A informação foi confirmada pelo próprio banco no final da tarde da terça-feira (11). O montante leva em consideração apenas os números do primeiro dia de liberação.

Todos os mais de 21 milhões de usuários que fazem parte do programa Auxílio Brasil podem fazer a solicitação do consignado. No caso específico da Caixa Econômica, há uma exigência interna de que o cidadão faça parte do projeto há pelo menos 90 dias. Além disso, ele não pode ter faltado a nenhuma convocação do Ministério da Cidadania.

Em entrevista no início desta semana, a presidente da Caixa, Daniella Marques, disse que existem várias formas de solicitação do consignado. É possível realizar o pedido através do sistema do Caixa Tem, por exemplo. Além disso, também existe a possibilidade de realizar o pedido pessoalmente em uma agência ou em uma casa lotérica.

Marques tinha prometido oferecer a taxa de juros mais baixa do mercado. Nesta semana, a Caixa definiu que esta taxa será de 3,45% ao mês. De fato, o patamar está mais baixo do que o teto de 3,5% ao mês estabelecido pelo Ministério da Cidadania. Mas ainda é mais alto do que os 2,14% ao mês que são cobrados para os servidores públicos, por exemplo.

As pessoas que já realizaram a solicitação do consignado pela Caixa Econômica no primeiro dia de liberação, começarão a quitar a dívida através de abatimentos já a partir dos pagamentos de novembro. Não há descontos previstos para os repasses de outubro. O Ministério da Cidadania também já confirmou a informação.

Consignado nos bancos

Vale lembrar que as regras descritas acima são referentes apenas ao processo de solicitação da Caixa Econômica Federal. É fato que o Ministério estabelece algumas regras gerais, mas cada banco possui a sua própria forma de operação.

Além da Caixa, o Ministério já homologou oficialmente 11 empresas que estão liberadas para atuar no consignado do Auxílio Brasil. Abaixo, você pode conferir quais são elas:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco Agibank S/A Banco;
  • Crefisa S/A;
  • Banco Daycoval S/A;
  • Banco Pan S/A;
  • Banco Safra S/A;
  • Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
  • Pintos S/A Créditos;
  • QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
  • Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.

Note que a lista não conta com alguns dos grandes bancos nacionais. Bradesco, Itaú e Santander ficaram de fora porque alegaram risco reputacional. Já o Banco do Brasil disse que não vai operar a linha porque o crédito pode não ser vantajoso para a instituição.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis