Mais de 700 mil solicitaram consignado da Caixa. Veja quem pode
Números correspondem apenas aos números da Caixa Econômica Federal. Veja os destaques do consignado do Auxílio BrasilA Caixa Econômica Federal divulgou nesta semana novos números sobre o consignado para os usuários do programa Auxílio Brasil. No banco, o processo de solicitação está acontecendo desde o último dia 11 de outubro. Até aqui, a instituição já liberou mais de R$ 1,8 bilhão para usuários do Auxílio e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Em coletiva de imprensa, a presidente do banco, Daniella Marques, disse que mais de 700 mil brasileiros que fazem parte de programas sociais e previdenciários já fizeram a solicitação do dinheiro. O número corresponde não apenas aos beneficiários do Auxílio Brasil, mas também os que estão no BPC do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A média de recebimento destas pessoas está na casa de R$ 2,5 mil. Depois de pegar a quantia, os usuários terão que devolver o saldo ao banco na forma de descontos mensais nas parcelas do programa todos os meses, até que consigam quitar a dívida. Em resumo, estas pessoas passarão a receber menos dentro do Auxílio Brasil.
Embora mais de 70o mil tenham realizado a solicitação nos últimos dias, nenhum usuário terá descontos nas parcelas neste mês de outubro. No caso da Caixa Econômica Federal, a ideia é liberar os abatimentos do projeto apenas a partir do mês de novembro. A duração dos descontos vai depender do tamanho do empréstimo.
O Ministério da Cidadania já regulamentou o texto que libera o consignado para usuários do Auxílio Brasil. Entre outros pontos, a pasta decidiu que os cidadãos devem pagar a dívida em até 24 meses. Além disso, eles estipularam um teto para a taxa de juros de até 3,5% ao mês, o que daria algo em torno de 50% ao ano.
A lista do consignado
A Caixa Econômica Federal não é o único banco apto a operar a linha do consignado do Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, outras 11 instituições também estão homologadas para operar este sistema.
Abaixo, você pode conferir a lista completa:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Note que boa parte dos principais bancos do país não estão na lista. São os casos de empresas como Bradesco, Itaú e Santander. Eles não entraram no consignado por considerar que há um risco reputacional.
Outra instituição que ainda não entrou no sistema foi o Banco do Brasil. Os diretores ainda não deram explicações oficiais, mais vinham dizendo em entrevistas que ainda analisam as condições do processo.