O que acontece com quem pede o consignado e perde o Auxílio?
Consignado do Auxílio Brasil está liberado para o público brasileiro desde a última semana. Confira o detalhamento das regras do novo créditoPouco menos de duas semanas depois da abertura do processo de liberação do consignado do Auxílio Brasil, o fato é que muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre o crédito. Alguns cidadãos, por exemplo, ainda estão tentando esclarecer alguns pontos antes de decidir se querem ou não solicitar o saldo.
Uma das dúvidas mais comuns aos usuários do programa gira em torno da questão do cancelamento do projeto. Afinal de contas, o que acontece com um cidadão que solicita o empréstimo, recebe o dinheiro e logo depois é excluído do Auxílio Brasil antes mesmo de conseguir quitar a dívida por completo?
De acordo com o Ministério da Cidadania, quando uma situação como esta ocorre, o cidadão passa a ter obrigação de pagar a dívida do próprio bolso. Como se sabe, no sistema do consignado, a despesa é paga automaticamente na forma de descontos nas parcelas do Auxílio Brasil. O cidadão recebe menos até conseguir quitar a dívida por completo.
Quando o indivíduo é excluído da conta, ele não tem mais nenhuma possibilidade de pagar o consignado na forma de descontos, já que não está recebendo mais parcelas. Assim, o empréstimo entra em um sistema regular. Todos os meses, o indivíduo vai ter que conseguir o dinheiro para quitar a dívida.
Note que na regulamentação do consignado do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania deixa claro que não se responsabiliza pela dívida contraída junto ao banco. Desta forma, o cidadão precisa ter em mente esta regra, antes de decidir pegar o consignado do programa social.
E se eu não pagar?
Caso o indivíduo solicite o consignado, os pagamentos da dívida são inevitáveis. Como dito, os descontos são automáticos. Independente da vontade do cidadão, o dinheiro será abatido todos os meses.
Para as pessoas que foram excluídas do programa, o não pagamento vai gerar uma dívida ainda maior no decorrer dos meses. Neste caso, começam a correr os juros pelo empréstimo não pago.
Consignado nos bancos
Oficialmente, o Ministério da Cidadania já divulgou uma lista com 12 bancos aptos para operar a linha do consignado do Auxílio Brasil. O mais famosos deles é a Caixa Econômica Federal. Veja a lista completa abaixo:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.