Enem 2022: horários, o que pode e o que é proibido levar

Primeira prova será aplicada neste domingo e se programar é fundamental

No próximo domingo, dia 13, ocorre a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Os mais de 3 milhões de inscritos que compareceram ao primeiro dia farão as provas que englobam as matérias de matemática, física, química e biologia.

As provas serão aplicadas em todo o Brasil na tarde dos dois próximos domingos, 13 e 20 de novembro. Neste domingo, os participantes terão até cinco horas e meia para responder às questões das provas de linguagens e ciências humanas.

No segundo domingo (20), as provas serão de ciências da natureza e matemática, os estudantes terão o tempo total de até cinco horas.

Assim, no primeiro dia de prova, os estudantes terão mais tempo, pois, além de responder as questões, terão de redigir uma redação de até 30 linhas

Evitar atrasos é fundamental até mesmo para poder realizar as provas de cabeça fresca e sem adrenalina. 

Destaques sobre *** por e-mail

Planejamento é fundamental

O horário de início da prova, no entanto, é o mesmo para os dois finais de semana. No primeiro domingo, o Exame terminará às 19h. No segundo domingo, às 18h30.

A fim de evitar sustos desnecessários como esse, o candidato precisa se organizar nos horários. Primeiro é preciso saber que o Enem é realizado simultaneamente em todo o país e seguindo o horário de Brasília.  Os horários do primeiro dia de Enem 2022 são:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas: 19h.

Os horários do segundo dia de Enem 2022 são:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas: 18h:30m.

Evite atrasos

Chegar ao local da prova com antecedência é o melhor a se fazer. Nem que o candidato fique esperando um tempo até os portões abrirem. Leve em conta que o trânsito neste dia estará mais intenso por conta do próprio Enem ou algum acidente pode ocorrer fazendo com que o fluxo de carros seja lento.

Os portões abrem às 13h. Importante também é ter se alimentado com coisas leves para nada atrapalhar na hora da prova. 

O que levar para o local de prova

Os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Também é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para os candidatos do Enem digital. Isso porque a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.  Itens opcionais são um lanche, água e/ou outras bebidas.

O que não pode levar

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.

Por fim, os celulares devem ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis