13º salário para usuários do Auxílio Brasil: veja quando começa
Pagamentos do 13º salário para usuários do Auxílio Brasil é um tema que veio à tona nas últimas semanas. Veja o que se sabe sobre o temaCom a chegada do final do ano, muitos usuários que fazem parte do Auxílio Brasil querem saber se poderão receber um 13º salário nos meses de novembro e dezembro. O adicional poderia ser uma boa notícia para que os indivíduos conseguissem um bônus para gastar nas festas de natal e de ano novo.
Entretanto, o fato é que ao menos até aqui não há indicação de pagamentos de mais um adicional de 13º salário para os usuários do Auxílio Brasil para este ano. Segundo as informações oficiais, este bônus não foi aprovado em nenhum momento pelo Congresso Nacional, e também não foi aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
A confusão acontece porque durante a campanha nas eleições presidenciais deste ano, Bolsonaro disse que poderia pagar o 13º caso vencesse as eleições.
O detalhe aqui é que Bolsonaro não conseguiu se reeleger, e mesmo que tivesse sido reeleito, a promessa de campanha deixava claro que os pagamentos do adicional só seriam feitos a partir do próximo ano.
Quem venceu as eleições foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O candidato vitorioso não chegou a prometer em nenhum momento o pagamento de um 13º salário aos usuários do Auxílio Brasil. Depois de eleito, Lula segue sem falar deste assunto, o que indica que ele não deverá seguir com a ideia para o próximo ano.
Isto não significa que não haverá mais pagamentos do 13º salário para os usuários do Auxílio Brasil. Em tese, qualquer parlamentar pode colocar a ideia em discussão para este ou para o próximo ano. De toda forma, o mais provável é que qualquer discussão em torno deste tema só aconteça a partir de 2023.
13º salário
O 13º salário para usuários do Auxílio Brasil não é bem uma novidade. Durante a campanha presidencial de 2022, o então candidato Jair Bolsonaro chegou a dizer que poderia pagar o adicional para os usuários do programa social. Depois de eleito, ele cumpriu a promessa em 2019.
Nos anos de 2020, 2021 e 2022, Bolsonaro não voltou a pagar o 13º para os usuários do Auxílio Brasil. O presidente alegou que não pôde pagar este gasto por conta dos problemas ocasionados pela pandemia do coronavírus.
Neste meio tempo, é possível que uma parte dos usuários do Auxílio Brasil tenham conseguido receber o 13º salário. Isto aconteceu porque alguns estados e municípios fizeram a liberação deste adicional por conta própria, ou seja, não foi algo que partiu do Governo Federal.