13º salário: veja como calcular o valor da segunda parcela

Primeira parcela do 13º salário já foi paga para os trabalhadores brasileiros. Agora os olhos se voltam para a segunda rodada do adicional de final do ano

No último dia 30 de novembro, se encerrou oficialmente o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Agora, os olhos dos trabalhadores brasileiros se voltam para a segunda rodada do benefício de final de ano. De acordo com as regras gerais, este adicional precisa ser pago até o dia 20 de dezembro.

Não existe um valor fixo para os pagamentos do 13º salário no final do ano. Os saldos variam conforme o tamanho do salário que o cidadão recebe e também do período de tempo em que ele está trabalhando na determinada empresa. Assim, cada indivíduo precisa fazer a sua própria conta para saber quanto vai receber.

Para confirmar o valor, basta pegar o saldo do seu salário mensal e dividir pela quantidade de meses do ano, 12. Logo depois, o cidadão precisa pegar esta resposta e multiplicar pela quantidade de meses em que ele trabalhou em 2022. O resultado desta pequena equação é o valor que o indivíduo vai receber no seu 13º salário.

Note que as empresas podem optar por pagar este adicional todo de uma só vez, ou pode dividir em duas parcelas. Para os empregadores que optaram pela segunda opção, a primeira parcela poderia ter sido paga até o último dia 30 de novembro. Como dito, a segunda rodada precisa ser depositada até o dia 20 de dezembro, ou seja, até pouco antes do natal.

Para saber quanto você poderá ganhar na segunda parcela, basta pegar o valor do seu 13º salário e dividir por dois. Os primeiros 50% foram pagos na primeira rodada e o valor residual vem para esta segunda etapa. Lembre, no entanto, que a segunda parcela poderá contar com os descontos do Imposto de Renda e do INSS.

Destaques sobre *** por e-mail

Paraná deposita 13º salário hoje

Nesta terça-feira (6), o Governo do Estado do Paraná está depositando oficialmente os pagamentos referentes ao valor integral do 13º salário para os servidores do estado. Estão recebendo o saldo os trabalhadores ativos e também os aposentados e pensionistas.

O anúncio da antecipação foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior ainda no último mês de novembro. Estima-se que 156.944 servidores ativos estejam recebendo o saldo, além de 135.128 aposentados e pensionistas.

O aporte do 13º salário representa um adicional de R$ 1,9 bilhão na folha de pagamentos de dezembro para o estado do Paraná. O pagamento de dezembro também foi antecipado. Inicialmente a ideia era pagar o salário no último dia útil do mês, mas agora a ideia é liberar o dinheiro já no dia 22.

“É um compromisso que temos com os funcionários públicos do Paraná, de manter sempre o pagamento em dia dos salários e benefícios que os servidores têm direito”, disse. “A injeção de quase R$ 6 bilhões também ajuda a manter aquecida a economia paranaense, já que boa parte desse valor vai para as compras de fim de ano”, disse o governador

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis