Auxílio Gás: Veja o calendário da próxima rodada de pagamentos
Próxima liberação do auxílio gás nacional está marcada para o mês de fevereiro deste ano. Confira o calendário completo de pagamentos do benefícioEm fevereiro, o Governo Federal deverá retomar os pagamentos do programa auxílio gás nacional. Segundo as informações oficiais, o benefício será pago nos 10 últimos dias úteis do segundo mês do ano. Assim como acontecia em 2022, a ideia é que os grupos se dividam pelo Número de Identificação Social (NIS)
Veja no calendário abaixo como fica a distribuição:
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
O Auxílio gás nacional é um programa social criado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda no final do ano de 2021. O programa atende pessoas que estão passando por dificuldades financeiras e que não estão conseguindo comprar o botijão de gás.
Para ter direito ao auxílio gás nacional, o cidadão precisa ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito.
Vale lembrar, no entanto, que mesmo as pessoas que cumprem todas as exigências acima, ainda precisam aguardar pela seleção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esta é a pasta que define quem são as pessoas que podem ter prioridade neste formato de seleção.
Proposta de fusão do auxílio gás
Segundo informações de bastidores colhidas pelo jornal Folha de São Paulo, parte da equipe do governo Lula está defendendo uma espécie de fusão entre o novo Bolsa Família e o auxílio gás já a partir deste ano de 2023.
A proposta em questão foi apresentada pelo grupo de transição na área de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ao fundir os dois programas, o Bolsa Família poderia se tornar uma união do Auxílio Brasil e do Auxílio gás. De todo modo, ainda falta uma definição oficial sobre o tema.
Até aqui, o que se sabe é que o Bolsa Família de R$ 600 está confirmado já para janeiro, e o auxílio gás nacional para fevereiro. As propostas de mudanças ainda estão sendo analisadas pelo novo Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias.