Como atualizar CadÚnico para não perder o Bolsa Família 2023?
Governo Lula avisou que fará uma checagem a fim de evitar fraudesO Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que o governo usa como base para fazer a inclusão ou remoção de famílias em programas sócio assistenciais.
Na leitura a seguir, vamos explicar o que é preciso e o que fazer para atualizar os dados no CadÚnico em 2023 e não perder o Bolsa Família e demais programas sociais do Governo.
Como fazer a Atualização do CadÚnico 2023?
O novo governo do Presidente Lula já informou que fará uma verificação nos cadastros que algumas famílias e estas vão precisar fazer a atualização cadastral do CadÚnico, para evitar que o pagamento do benefício social seja suspenso.
As famílias que precisarem atualizar os dados terão a possibilidade de fazer isso pelo aplicativo ou site do CadÚnico. Para isso, basta fazer o login Único e verificar os dados atuais, fazendo a atualização de forma prática e simples, por meio da opção ‘Atualização Cadastral por Confirmação’.
Sobre o aplicativo do Cadastro Único, vale comentar que ele oferece um atendimento especializado para aqueles usuários que, por alguma razão, não conseguirem realizar a atualização dos seus dados.
Se as informações ainda estiverem de acordo com a realidade da família, como número de membros, a renda e mais, basta prosseguir com a confirmação.
Em outro caso, as famílias podem ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa para fazer a atualização de forma presencial.
Quem vai precisar renovar o Cadastro?
Com a volta de Lula à presidência, o programa social de transferência de renda vai voltar a se chamar Bolsa Família, e o Auxílio Brasil deixará de existir. Dessa forma, com essa mudança, algumas regras para participar do programa também mudam.
Assim, a volta do Bolsa Família significa que haverá uma nova filtragem. Ou seja, o governo vai realizar uma espécie de pente fino para saber quem precisa mesmo do benefício social, que vai passar a pagar R$ 150 para cada filho de até 6 anos de idade.
As famílias que vão precisar fazer a renovação do Cadastro para ter direito ao Bolsa Família em 2023 são:
- Famílias unipessoais – compostas por uma única pessoa;
- Famílias que estão com dados desatualizados desde 2018 a 2019;
- Quem não atualizou os dados nos últimos dois anos.
Como fazer a inscrição no Cadastro Único?
Quem tem a intenção de solicitar inscrição no Cadastro Único vai precisar ir presencialmente a uma unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Afinal, é esse processo que vai tornar possível que a família seja efetivamente cadastrada na base de dados de pessoas vulneráveis.
Veja como solicitar a inscrição no sistema:
- Compareça ao CRAS mais próximo à sua casa e solicite a inscrição no CadÚnico;
- Apresente documentos de identificação de todos os moradores da residência, e comprovante de renda dos representantes;
- Responda ao questionário do entrevistador;
- Aguarde a geração do NIS (Número de Identificação Social) do representante da família;
- A família ficará na fila para ser incluída em novos benefícios, conforme houver disposição.
- A inscrição pode ser realizada por todos aqueles que têm mais de 16 anos, preferencialmente mulheres.